Câmara realiza mais uma Ordinária com considerável número de proposições

08/03/2016 - Atualizado em 09/05/2016 às 14:26

Com uma duração de aproximadamente duas horas, a 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal dos Vereadores de Medianeira contou nesta segunda-feira (07), com a preposição de dois projetos de lei, nove requerimentos (lembrando que dois foram retirados de pauta) e oito indicações. Ausente apenas o Vereador Vitalino José Saratti (sassa) que justificou sua falta em detrimento de uma cirurgia.

Após aprovação por seis votos favoráveis da ata da 3ª sessão extraordinária, os vereadores iniciaram a Ordem do Dia com a apreciação em segundo turno de dois projetos.

Legislativo: De autoria da Vereadora Lucy Andreola, o Projeto de Lei nº 003/2016, que dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização aos Portadores da Doença de Parkinson foi aprovado por unanimidade. Acompanhando o trâmite, este mais uma vez participando da sessão o Sr. Leomar Crestani, idealizador da AMPP.

Executivo: Projeto de Lei nº 002/2016, que regula a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher foi defendido pelo presidente antes de sua aprovação unanime, Pedro lamentou o descaso com o projeto na última sessão, diante da atitude de certos vereadores e populares que compareceram ao plenário com o único intuito de tumultuar a sessão. O presidente comentou que o projeto trata-se de uma reivindicação de mais de 20 anos que visa implementar políticas públicas voltadas especialmente para as nossas mulheres.

Requerimento nº 011/2016, de autoria dos vereadores Valdecir Fernandes, Nelson de Bona e Romy Nandi Mazzarella, foi retirado de pauta durante a ordinária, vez que, a Comissão Temporária de Combate à Dengue, presidida pela vereadora Romy, conseguiu posse das informações solicitadas antes da presente sessão.

Requerimento nº 012/2016, aprovado por unanimidade e sem discussões. Onde a Vereadora Romy requer do Prefeito, que os vereadores sejam informados sobre qual a previsão para início das obras de pavimentação no trecho da Avenida Lagoa Vermelha, compreendido entre as Ruas Sarandi e Iguaçu.

Requerimento nº 013/2016, aprovado por unanimidade e sem discussões. O requerimento do Vereador Bogoni busca junto ao Secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, a interligação do Município no sistema Radar Cidadão. Aplicativo que permite a denúncia da existência de possíveis criadouros através de fotografias que são direcionadas ao órgão competente.

Requerimento nº 014/2016, aprovado por unanimidade e sem discussões. Também de autoria do Edil acima citado, requer a reconsideração sobre a medida que visa substituir os guardas responsáveis pela segurança do sistema da rede de tratamento de água da Sanepar, por câmeras de monitoramento ao gerente da unidade regional, Rodrigo Becker. O vereador justifica que o procedimento resultará na dispensa de profissionais capacitados que cumprem com zelo e dedicação o seu papel.

Requerimentos nº 015/2016 e nº 016/2016, aprovado por unanimidade e sem discussões, o primeiro requerimento da Vereadora Lucy Andreola solicita informações ao Prefeito sobre as receitas e investimentos em iluminação pública, principalmente com o valor de R$ 535.386,00 restados em caixa, oriundos da economia realizada durante o exercício passado. O segundo requerimento foi retirado de pauta, pois ficou acordado entre os vereadores que a Comissão Temporária de Combate à Dengue já tem a sua disposição todas as informações requeridas pela vereadora.

Requerimento nº 017/2016, aprovado por unanimidade e sem discussões. De autoria do presidente da Casa, Vereador Pedro Seffrin, requer o envio de expediente ao Deputado Federal Giacobo, solicitando o envio de recursos através de emenda parlamentar, nos valores de um milhão para manutenção e ampliação do Ginásio de Esportes da UTFPR – Campus Medianeira; 500 mil reais para viabilização de pavimentação nas ruas municipais e mais 500 mil reais para custeio e manutenção da Secretaria de Saúde Municipal.

Requerimento nº 018/2016, aprovado por unanimidade e sem discussões. Outro de autoria do presidente, solicita ao Diretor Presidente da Ecocataratas, Evandro Vianna, a designação de uma equipe de manutenção e limpeza para realização de serviços na faixa de domínio da BR-277 em Medianeira, para coleta da grama aparada e demais dejetos escoados com a água da chuva.

Requerimento nº 019/2016, apresentado verbalmente pelo Vereador e líder do partido do Prefeito, José Valdir Linhar (tati), foi aprovado por unanimidade. O qual solicita do Chefe do Executivo, Ricardo Endrigo, informações sobre o Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudimar Consoli, referente aos motivos de sua exoneração pouco tempo depois de sua apreensão com mercadorias contrabandeadas e uso de documentação falsa. O Vereador justificou a autoria do requerimento devido a moralidade que é questionável do ex-secretário que atuou por um tempo como servidor público, em contestar o trabalho realizado pela Câmara Municipal.

É visível que referido cidadão busca a promoção pessoal para alavancar sua candidatura às próximas eleições. A notícia, apurada pelo portal de notícias de Cascavel CGN em Junho de 2015, foi lida em plenário pelo Secretário da Mesa Diretiva, Vereador Valdecir Fernandes, e utilizada como base para apreciação e aceitação do requerimento de caráter urgente.
A matéria está disponível conforme o link abaixo:

Após leitura das indicações (disponíveis no link abaixo) e nada mais a discutir, o presidente da Casa agradeceu a participação dos parlamentares e comunicou o encerramento da sessão.