24/02/2025 - Atualizado em 24/02/2025 às 11:13
A Câmara está promovendo um giro de reuniões com as secretarias do Poder Executivo, para compreender de perto as necessidades e desafios de cada pasta. Na sexta-feira (21), foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde receber os vereadores para uma apresentação sobre os serviços prestados à população.
A Secretaria é responsável por coordenar a integração dos serviços municipais com os órgãos estaduais e federais, supervisionar programas de Atenção Básica e Saúde da Família, além de gerir a Vigilância e a Gestão em Saúde. Também atua na promoção da saúde, prevenção de doenças, fiscalização do saneamento, qualidade dos serviços médicos e realização de pesquisas sobre a qualidade de vida da população.
A secretária de Saúde, Rosangela Zanchett, acompanhada da equipe de diretores responsáveis pelas divisões, apresentou um panorama dos atendimentos e esclareceu dúvidas dos parlamentares. Durante a reunião, foram discutidos temas como a estrutura da atenção básica e especializada, os desafios enfrentados pelos setores da Média e Alta Complexidade, Odontologia, Psicologia, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Estratégias em Saúde da Família, além do papel do Conselho Municipal de Saúde e as parcerias com o Governo do Estado e municípios vizinhos.
Rosangela também destacou as principais demandas do setor que necessitam de apoio financeiro por meio de emendas parlamentares, solicitando o apoio dos vereadores para viabilizar recursos afim de possibilitar reformas e ampliações e melhorar os serviços prestados.
Além da equipe de Saúde, participaram da reunião realizada na Unidade Básica de Saúde Central - NIS III, o presidente da Câmara, Marcos Berta, e os vereadores Adriano Both, Douglas de Almeida, Eduardo Schulz, Joselito Muniz, Juarez Demarchi, Nelson de Oliveira e Sebastião Antonio.
O presidente da Câmara parabenizou a equipe da pasta pelo trabalho desempenhado, destacando os desafios enfrentados desde a pandemia e reforçou a importância do diálogo entre o Legislativo e o Executivo. “Esse encontro permite que os vereadores atuem de forma mais eficaz na destinação de recursos e no acompanhamento das políticas públicas municipais”, pontuou Berta.