Vereadores cobram o Poder Executivo sobre a valorização do Magistério

28/05/2024 - Atualizado em 28/05/2024 às 09:26

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, da Câmara, realizou uma reunião na segunda-feira, dia 27, com representantes do Poder Executivo e do Sindismed - Sindicato dos Servidores Públicos de Medianeira, para discutir a valorização do Magistério e outros assuntos de interesse da categoria.

A Comissão trouxe uma pauta para discussão, requerendo ao Poder Executivo o cumprimento da Lei Federal n.11.738/2008, que determina valor do piso salarial dos profissionais da educação. Contudo, a Administração justifica que em ano eleitoral é vedado por lei o aumento remuneratório para os servidores públicos, exceto o reajuste inflacionário.

A Comissão e o Sindicato cobram a solução, e alegam que o impasse tem provocado a desistência de muitos profissionais da rede municipal. Essa carência gera em uma rotatividade grande nas salas de aulas, o que afeta a qualidade de ensino das crianças. O Sindicato cobra também uma atenção mais humanizada para estes profissionais, com foco à saúde mental.

Presentes na reunião: o presidente da Câmara Municipal, professor Muniz, os vereadores Delcir Berta Alessio (presidente da Comissão) e Aninha Santos Lima (relatora), Fábio Sanem, Lucy Andreola, a secretária municipal de Educação, Rosiane Tonelli, o controlador geral da Prefeitura, Aguinaldo Bodanese; do Sindismed, a presidente Luana Carbonera e da diretoria, Salete dos Santos.