Câmara visita membros do Conselho Tutelar e conversa sobre principais demandas

26/01/2024 - Atualizado em 26/01/2024 às 13:17

O Conselho Tutelar é responsável por atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. A Câmara de Vereadores reconhece a importância da entidade à comunidade e, por isso, visitou a nova sede na terça-feira, dia 23.

A reunião foi realizada pelo presidente da Casa de Leis, professor Muniz, com o objetivo de ouvir os conselheiros sobre as principais demandas e discutir os meios de o poder legislativo contribuir e fortalecer o trabalho exercido por estes profissionais em prol da proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade de direitos violados.

Uma das principais demandas é a carência de mais campanhas de conscientização ao longo do ano, sobre o crime de abuso infantil. A crescente no número de casos decorrente do aumento populacional também é um destaque, pois mais atendimentos resulta por demanda de mais profissionais que possam auxiliar o pós-encaminhamento. Como é o caso de funções como assistente social e psicólogo.

A necessidade de mais vagas para o ensino fundamental e médio foi enfatizado. Entende-se a demanda cada vez maior por vagas, motivado pelo número crescente de famílias que chegam ao Município, em busca de novas oportunidades.

O encontro foi também oportuno para conhecermos melhor os conselheiros, que foram diplomados e empossados durante evento realizado no dia 10, confira nas imagens o resumo com informações dos conselheiros Adecir, Irapoan, Glaci, Catarina e Salete.

Adecir Mendonça Lopes, 47 anos, natural da cidade de Barracão, no Estado do Paraná. A sua graduação é em Psicologia, com pós-graduação nas áreas da Saúde Mental e Psicologia Jurídica. Assume o segundo mandato como conselheiro tutelar de Medianeira, cidade que reside há 38 anos.

Irapoan Moreira da Silva, 48 anos, natural do Rio de Janeiro, capital. Foi professor da rede estadual do Município e exerce a vocação como pastor da Igreja Assembleia de Deus. É formado em Sociologia e História, com pós-graduação em Ciência Pública. É a primeira vez como titular do Conselho Tutelar, e eleito a vice-presidente. Já ocupou a vaga de suplente no mandato anterior e reside no município há 12 anos.

Glaci Carmelita Rugeri, 60 anos, é natural do município de Criciumal, Rio Grande do Sul. Desempenhou a atividade de docente da rede pública municipal por quase duas décadas. É graduada em Serviço Social e vai exercer a atividade de conselheira tutelar pelo terceiro mandato em Medianeira, cidade que reside há 30 anos.

Catarina Maria Soares Moura, 63 anos, é natural do município de Encantado, Rio Grande do Sul. Sua graduação é o Serviço Social, e antes de assumir uma vaga dentro do Conselho Tutelar, entidade ao qual preside, exerceu a atividade de preposto e auxiliar de despachante de trânsito por 23 anos. É conselheira tutelar em Medianeira pelo terceiro mandado, e reside aqui há 43 anos.

Salete Mudesto Leonhardt, 43 anos, nasceu em São José das Palmeiras, no Paraná. Sua formação também é Serviço Social, com pós-graduação em Educação Especial. Antes do Conselho Tutelar, trabalhou no cargo administrativo da Escola Estadual Naira Fellini. Assume o segundo mandato como conselheira tutelar em Medianeira, onde reside há 34 anos.