Parlamento Jovem 2022 realiza 1ª sessão não-plenária com leitura de reivindicações ao poder público

27/09/2022 - Atualizado em 27/09/2022 às 11:14

O Projeto Parlamento Jovem – edição 2022, coordenado pela direção das escolas estaduais cívico-militares Naira Fellini e Tancredo Neves, promoveu nesta segunda-feira, dia 26, a sua 1ª sessão plenária não-deliberativa.

Os jovens vereadores mirins, presididos pelo aluno eleito Gabriel Bueno Silveira, participaram de uma sessão no Plenário da Câmara Municipal, transmitida ao vivo à população. A pauta foi seguida com a leitura de preposições de autoria dos estudantes que reivindicam melhorias ao poder público.

O projeto conta com o apoio do Tribunal Eleitoral Regional do Paraná – TER/PR. Presentes a promotora de Justiça da Comarca, Ana Caroline Monteiro de Moraes, os vereadores Delcir Berta Alessio, Fábio Sanem, Ivan Cadeirante, Lucy Andreola, Marcos Berta e Valdir Oliveira, professores e alunos.

A Mesa também foi composta pelos vereadores mirins Gabriel Moraes, Jennifer Siqueira, Kamilly Ribeiro Paz, Luiz Henrique Muller, Laura Pelicioli, Thalita de Oliveira, da Escola Estadual Tancredo Neves, e dos estudantes Hailie Monserrat Rios e Lucas de Oliveira, da Escola Estadual Naira Fellini.

A promotora utilizou a tribuna para destacar a importância de o jovem vivenciar a política na prática. “Esse projeto objetiva acrescentar às salas de aulas, assuntos sobre direitos coletivos e individuais. De forma eficiente e dinâmica, conseguimos abordarmos importantes assuntos com estes jovens como, o combate à corrupção, e outras ações públicas. Acredito que será uma experiência muito marcante a todos vocês”, disse Ana Caroline.

O professor Irapoan Moreira da Silva também ressaltou a necessidade destes jovens e adolescentes estarem inseridos em diálogos sociais. “Essa experiência se faz muito útil, inserindo os estudantes e os convidando a debater importantes questão que vivenciamos junto com toda a comunidade”, pontuou.

A previsão é que os jovens vereadores se reúnem em novas sessões para apresentação de novos projetos e deliberação das matérias que foram à pauta nesta 1ª sessão não deliberativa.