20/04/2021 - Atualizado em 20/04/2021 às 17:24
Representantes da área cultural de Medianeira estiveram na Câmara, na tarde desta terça-feira (20), para redigir e entregar um manifesto aos vereadores. Profissionais e empresários do setor de eventos apresentaram um protocolo de retomada das atividades na cidade e pediram o apoio dos parlamentares.
A reunião foi promovida pelo vereador Douglas Gerviack, empresário no ramo de locação de som, luz e DJ. Também estiveram presentes as vereadoras Delcir Berta Alessio e Lucy Andreola, bem como representantes de casas noturnas, tabacaria, decorações, locação de equipamentos recreativos, músicos, locação de quadras esportivas, e outros.
Os participantes demonstraram preocupação em discutir estratégias, para que com responsabilidade e com medidas preventivas, o setor possa reabrir gradualmente, seguindo todas as normas estabelecidas para conter a disseminação do vírus. Um ofício deverá ser encaminhado à Prefeitura, solicitando a flexibilização do decreto vigente no Município.
O documento lista uma série de intenções, confira na íntegra:
1: A flexibilização para eventos liberando a capacidade de 40% da lotação do espaço aonde o evento será realizado, sendo responsável pelo evento tomar todas as providencias para distanciamento e higienização do espaço disponibilizando álcool e gel, sabonetes nos banheiros, demarcando o espaço de distanciamento no chão;
2: flexibilização do horário de atendimento ao público até as 23h e o fechamento total até as 00:00h;
3: também foi proposto que todos os envolvidos serão fiscais um do trabalho do outro, cabendo aos responsáveis por descumprimento das atividades multas e até processos, se cabíveis.
4: sendo expressamente proibido danças com parceiros, obrigatório o uso de mascaras o tempo todo para permanecerem nos locais dos eventos;
5: Todos os eventos a serem realizados terão que ser protocolados, mesmo as empresas que já contem alvará e autorização para os mesmos, juntos a secretaria de protocolos da prefeitura municipal de medianeira, informando hora, local e data do evento a ser realizado. Com 48h de antecedência para a realização do protocolo;
6: Para aqueles que trabalham na locação de sons, luz, dj, decorações, fotografias, brinquedos, equipamentos recreativos, terão também a obrigação de protocolar o pedido informando o local, hora e data aonde irão realizar o evento;
7: Para a realização de música ao vivo em bares, clubes, serão preciso manter o distanciamento os músicos um do outro, não tendo o empréstimo de equipamentos musicais para outros músicos tocarem, cada um contendo o seu equipamento.
8: Tabacarias, disponibilizando os aparelhos de narguilé, no máximo um aparelho para cada 2 (duas) pessoas, e cada uma contendo a sua própria piteira descartável.
9: Nos sábados, principalmente quem trabalha com bailes, flexibilizando horário até as 2h da manhã, ressaltando que a capacidade para os clubes de bailes será de apenas 30% da capacidade total.