Munícipes utilizam tribuna livre da Câmara para falar de reforma da previdência e fitoterapia

29/05/2019 - Atualizado em 29/05/2019 às 11:27

A 14ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Medianeira, realizada nessa segunda-feira, dia 27 de maio, contou com a participação de dois munícipes inscritos para uso da tribuna livre no Plenário. O espaço democrático que está à disposição de toda a população, foi utilizado por Sebastião Julião Alves, na condição de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Medianeira e por Teolide Parizotto Turcatel, gerente e sócio proprietária do Centro Popular de Saúde e Laboratório Yanten.

Sebastião comentou sobre a reforma da previdência social que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, e os impactos previstos ao contribuinte, se aprovada a emenda à Constituição. O presidente do sindicato agradeceu os vereadores pela disponibilização do Plenário da Câmara para realização de uma audiência pública no dia 9 de maio. A audiência promoveu um debate contra a reforma da previdência, que segundo ele, afeta especialmente os agricultores familiares. Sebastião também solicitou apoio aos vereadores para que estejam em contato com os deputados e senadores representantes de seus partidos no Congresso, para que estimulem o voto contrário ao projeto.

Posteriormente, o espaço foi usado por Teolide, que discursou acerca da importância das plantas medicinais na prevenção de doenças, e solicitou o apoio do Poder Público para implantação da fitoterapia e de novas práticas integrativas no município. “Com quase 40 anos desenvolvendo pesquisas e atividades sociais, o Centro Yanten hoje possui reconhecimento internacional sobre a qualidade ofertada através de suas terapias complementares. Um trabalho realizado especialmente no uso de plantas medicinais para a prevenção de diversas doenças que está sendo recomendado, inclusive, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, senhores vereadores, venho encarecidamente solicitar o apoio do Poder Público à entidade, para que se possamos implementar o fitoterápico no SUS de Medianeira, e com isso, nos tornarmos exemplo para todos os demais municípios”, destacou Teolide, que também fez menção a programação da III Semana de Fitoterapia de Medianeira, que ocorre no dia 03 de junho de 2019.