Legislativo participa de reunião sobre manutenção de convênios entre Itaipu e Lindeiros em Foz

28/01/2016 - Atualizado em 11/05/2016 às 10:50

Como Tesoureiro do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Ignácio Seffrin, esteve em Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (27) participando de uma reunião entre a equipe técnica e de coordenação da Itaipu, e demais autoridades membros do Conselho dos Lindeiros.

O evento, que aconteceu em auditório no Ecomuseu da Itaipu Binacional, buscou ajustar alguns termos para renovação das parcerias existentes entre as duas instituições e para a apresentação da pauta de reivindicações levantada entre os municípios pertencentes à entidade.

Presente na reunião, o Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, ressaltou a relevância destes encontros agradecendo a presença de todos, onde afirmou sobre a importância dessa proximidade entre o poder público dos municípios e a Itaipu Binacional na busca por soluções sustentáveis ao desenvolvimento da região Oeste.

Uma das principais solicitações expostas pelo prefeito de Marechal Cândido Rondon e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Moacir Froehlich, consiste em que os novos convênios sejam planejados antecipadamente junto às prefeituras, para que deste modo os interesses de cada lado possam ser alinhados dentro de um único plano. O Conselho solicitou também o auxilio na busca por financiamentos para a continuidade de alguns projetos, pois segundo ele, o caixa do Conselho não está conseguindo suprir com a demanda.

Outra reivindicação exposta tratou da urgência de investimentos em estradas poliédricas nas áreas rurais de diversos municípios. A justifica para o presidente do Conselho é de que as péssimas condições de transporte afetam muito os produtores. “A Itaipu é uma grande parceira dos municípios lindeiros e por isso contamos com essa ajuda, porque está cada vez mais difícil trazer recursos federais ou estaduais para essa finalidade. Precisamos de uma alternativa para aplicar na infraestrutura das cadeias produtivas” disse Moacir, que orientou sobre a possibilidade de flexionar o uso dos royalties como uma saída para essa questão e diminuir a contrapartida dos municípios para no máximo 10% nos casos de obras de infraestrutura rural.

Outra saída é reforçar o uso de consórcios entre os municípios lindeiros, lembrando pelo tesoureiro, Pedro Seffrin, como uma ótima iniciativa utilizada há alguns anos atrás, onde citou como exemplo positivo o Consórcio de Saúde em Medianeira, que trouxe vários avanços na área e que hoje é classificada como eficiente e de qualidade pela população.