Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Sobre a Câmara

Imagem Principal Câmara Medianeira

Sua história está diretamente associada ao crescimento de seu município. Medianeira teve seu nascimento planejado em 20 de outubro de 1949, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Quando os fundadores da Colonizadora Industrial e Agrícola Bento Gonçalves Ltda. iniciaram os estudos para a implantação do projeto de fundação, sendo este dirigido então pelos senhores Pedro Soccol e José Callegari.

A vida política de Medianeira progrediu rapidamente, e em 31 de julho de 1952 foi elevada a Distrito de Foz do Iguaçu. Sua população, que inicialmente era formada quase que exclusivamente de gaúchos e catarinenses passou a receber as migrações do norte do Estado e assim formou-se aos poucos uma rica etnia com pessoas das mais diversas origens, predominando os descendentes de italianos e alemães.

A cada ano, as lideranças político-comunitárias demonstravam seu quinhão de representatividade política, o que levou Medianeira a caminhar, à passos largos, rumo a sua emancipação – datada em 25 de julho de 1960. Não foi necessário mais de um mês para que tivesse sob a administração de seu primeiro prefeito, José Della Pasqua, designado Intendente Provisório até 31 de janeiro de 1961.

O ano de 1961 também é o marco da implantação do Poder Legislativo Municipal, tendo como primeiro Presidente, o então ex-prefeito José Della Pasqua, que passaria o mandato do Executivo para as mãos de Ângelo Darolt, através de eleições municipais. Lembrando que na vice-presidência daquele ano, esteve Luiz de Bona Neto.

Acesse o portal da transparência
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.