Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Câmara presta homenagens à Sicredi, Rádio Independência e Comunidade São Francisco

04/12/2018 - Atualizado em 04/12/2018 às 11:53

A Câmara de Medianeira promoveu nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, uma sessão ordinária especial com a realização da outorga de Votos de Congratulações à Comunidade São Francisco, em comemoração aos 50 anos de existência; ao Sistema de Crédito Cooperativo - SICREDI, pelo aniversário de 35 anos; e à Rádio Independência AM 1020 de Medianeira, em comemoração aos seus 40 anos de fundação no município.

O oferecimento dos Votos de Congratulações à Comunidade São Francisco foi uma iniciativa dos vereadores Pedro Seffrin, Nelson de Bona, Aristeu Ribeiro e Valdecir Fernandes. A homenagem foi entregue ao representante da Comunidade, Augustinho Liecheski, que esteve na Câmara acompanhado de outros moradores e pioneiros. Bastante breve, Augustinho mostrou-se muito honrado em ver sua Comunidade homenageada, a colocando à disposição dos vereadores para quando quiserem visitar. Pedro Seffrin ressaltou a importância da Comunidade e do interior para o crescimento e o desenvolvimento do município, destacando o Poder Legislativo enquanto órgão constituído de legitimidade para outorgar esse reconhecimento público.

Os outros dois Votos foram outorgados por iniciativa dos vereadores Antonio França, Valdecir Fernandes, Valdir Candido de Oliveira e Sebastião Antonio. A homenagem prestada à Sicredi foi entregue ao presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Luiz Hoflinger. Emocionado, Luiz comentou sobre as origens da Cooperativa e da eficiência dos muitos colaboradores e lideranças que estiveram envolvidas ao longo desses 35 anos de existência. Trouxe ainda informações sobre os números que tornam hoje a Sicredi um dos maiores sistemas de crédito cooperativo do País e expectativas sobre os próximos investimentos. O vereador Valdecir Fernandes, responsável pelos agradecimentos, comentou sobre o grande diferencial da Sicredi, que em seu ponto de vista está na sensibilidade do atendimento oferecido aos associados e clientes.

Em reconhecimento pelos 40 anos de fundação em Medianeira, a honraria oferecida à Rádio Independência foi entregue ao seu gerente e proprietário, Moacir Hanzen. Moacir pontuou sobre a paixão que tem pela atividade e sua história, diretamente ligada à radiocomunicação e ao município. O presidente Sebastião Antonio dedicou os agradecimentos a todos os que fizeram e fazem parte desta belíssima trajetória. “Uma Rádio que sempre se dedicou a informar e noticiar com seriedade, prestar serviços de qualidade à população com o principal objetivo de valorização do seu ouvinte. Assim se construiu uma história cativante, consagrando-a como a emissora de rádio de maior audiência na região”. Sebastião ainda parabeniza todos os funcionários e diretores dedicando sucesso na continuidade dos trabalhos.

Após as homenagens, os vereadores aprovaram em primeiro turno - com 6 votos favoráveis e 3 contrários, o projeto de lei do Legislativo, de autoria do vereador Tarcísio Becker, que visa estabelecer normas para a realização de feiras itinerantes em Medianeira. A matéria está instruída com o parecer jurídico da Casa pela sua ilegalidade. O Departamento considera que o projeto não cumpre com os requisitos previstos no art. 55 da Lei Orgânica Municipal, competindo privativamente ao prefeito a iniciativa de criar projetos de lei desta importância.

Amplamente discutida em plenário, os vereadores Nelson José de Bona, Sebastião Antonio e Aristeu Elias Ribeiro se posicionaram contrários ao projeto, entendendo que apesar da pretensão do autor ser válida, a iniciativa não deve partir do Poder Legislativo. “É de entendimento jurídico que compete exclusivamente ao prefeito a iniciativa desta matéria, o que a torna inconstitucional e não atinge o fim pretendido”, disse o presidente da Casa, Sebastião Antonio.

O autor da matéria defende que o projeto visa, excepcionalmente, atender reivindicações do comércio local, regulamentando e equiparando o tratamento jurídico e tributário dispendido às atividades comerciais realizadas no município, e com isso definir regras específicas para a realização das feiras itinerantes. “Queremos garantir que atendam as mesmas exigências aplicadas para o comércio convencional. A medida também visa assegurar a qualidade e procedência dos produtos que são comercializados nessas feiras”, pontuou Tarcísio. O projeto segue para votação em segundo e último turno já na próxima sessão ordinária.

Além do projeto do Legislativo, os vereadores também aprovaram cinco requerimentos e despacharam uma indicação à Administração Municipal. Confira o conteúdo dos requerimentos:

Iluminação do Poliesportivo             

Em requerimento encaminhado ao prefeito Ricardo Endrigo, o vereador Antonio França questiona se já está sob análise da Administração, a realização de melhorias na iluminação do Poliesportivo Teotônio Vilela. O vereador havia dado conhecimento sobre as más condições da iluminação através de uma indicação encaminhada em junho de 2018.

França comentou sobre a insegurança de usuários do Poliesportivo e a preocupação de moradores das imediações sobre as condições da iluminação. “O crescimento da criminalidade, aliado a pouca iluminação do local, tornaram a prática de atividades físicas no período noturno uma atividade arriscada, afastando aqueles que possuem apenas estes horários para praticarem exercícios”, justificou Antonio França. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos vereadores, em único turno.

Reforma do Fórum

Outro requerimento de Antonio França, aprovado por unanimidade, foi encaminhado ao deputado estadual Ademir Bier, solicitando auxílio em buscar, junto ao Ministério Público do Paraná e ao Tribunal de Justiça do Paraná, a liberação de recursos para a reforma do Fórum de Medianeira ou a edificação de uma nova sede para o Ministério Público da Comarca.

França comentou que em visita ao município, o deputado, atendendo à solicitação de integrantes do Ministério Público, se comprometeu a buscar o remanejamento de recursos, junto ao MPPR e ao TJPR, possibilitando a realização das reformas necessárias no Fórum de Medianeira, visando a melhora das condições de trabalho, ou ainda, a construção de uma nova sede para o Ministério Público.

Estrutura abandonada

Em requerimento encaminhado ao prefeito Ricardo Endrigo, o vereador Valdecir Fernandes deseja saber se há alguma previsão para a utilização das instalações da antiga UBS do bairro Jardim Irene, e se está em análise no Setor de Planejamento, sua doação para a Associação de Moradores do Bairro. O Jardim Irene hoje é composto pelos Loteamentos Florença, Jardim das Laranjeiras, Parque Verde, Parque das Pitangueiras, e nos próximos meses receberá as famílias do Residencial Parque das Flores.

Valdecir justificou que há um movimento de moradores do bairro interessados em contribuir com o bem-estar da comunidade, e que necessitam de um espaço para que possam se reunir, discutir e planejar as ações necessárias. “Fomos procurados por representantes da Associação que solicitam a doação desta estrutura, que está há anos abandonada, sofrendo com a degradação, gerando um aspecto visual desagradável e levando preocupação à população”. A matéria foi aprovada por unanimidade, em único turno.

Acesso à Comunidade Rio Javali

Em requerimento encaminhado ao prefeito Ricardo Endrigo, o vereador Aristeu Elias Ribeiro questiona se consta no cronograma para 2018 ou 2019 da Prefeitura, a realização de pavimentação poliédrica na estrada que liga a Comunidade Rio Javali à BR-277. A Prefeitura já foi informada através de indicação encaminhada pela Casa em 2018, sobre a necessidade de melhorias no referido trecho.

O vereador alega que a falta de pavimento torna a estrada escorregadia em dias chuvosos, circunstância que fica ainda mais delicada dado o grande fluxo de veículos que circulam diariamente. “Como até o momento não foram realizadas obras neste sentido, solicitamos que a Administração informe se há previsão para a realização das melhorias reivindicadas, ofertando segurança e comodidade à todos que transitam pelo referido trecho”, justificou. A matéria foi aprovada por unanimidade dos vereadores, em único turno.

 

As indicações estão disponíveis para acesso na íntegra clicando aqui.

GALERIA DE FOTOS DISPONÍVEL AQUI:

http://camaramedianeira.pr.gov.br

Acesse o portal da transparência