Projeto do Executivo doando à UTFPR terreno utilizado pelo CTG é retirado de pauta após longo debate

29/11/2018 - Atualizado em 29/11/2018 às 17:07

O plenário do Poder Legislativo de Medianeira esteve lotado na manhã dessa quinta-feira (29), durante a realização da 13ª Sessão Extraordinária de 2018. A sessão foi convocada justamente para discussão e votação, em primeiro turno, de cinco projetos de lei encaminhados em regime de urgência urgentíssima à Câmara.

O interesse popular, especialmente de integrantes do Centro de Tradições Gaúchas – Sentinela dos Pampas, esteve voltado para a deliberação do projeto de lei do Executivo n.º 078/2018, que dispõe sobre a doação de mais uma área de 27 mil m² à UTFPR, com a finalidade de instalação e ampliação do Parque Científico e Tecnológico em Medianeira e atendimento dos demais objetivos institucionais da entidade. Acontece que a referida área há mais de 35 anos é utilizada para desenvolvimento de atividades do CTG, estando instalado lá o Campo de Rodeio.

Como medida democrática de direito prevista no Regulamento Interno da Casa, antes da votação, os vereadores cederam espaço para que representantes do Centro de Tradições Gaúchas dessem suas declarações abertamente. O questionamento foi sobre o interesse e necessidade da Universidade sobre esta área, visto que no ano passado já foram doados pelo município, 99 mil m² adjacentes ao CTG para a construção do Parque Tecnológico, local que abrigou no passado o Parque de Exposições.

Outra questão levantada diz respeito a utilização dos 99 mil m² já doados para construção do Parque Tecnológico, sendo esse espaço não usado na sua totalidade, qual seria então a justificativa do Executivo e da UTFPR para requerer mais 27 mil m² sem oferecer nada em contrapartida, com o intuito de simplesmente retirar os atuais ocupantes do local.

Após longa discussão em plenário, os vereadores mostraram-se favoráveis e solidários aos argumentos do grupo. A votação estava se encaminhando para uma rejeição por unanimidade do projeto, quando o vereador líder do governo, Tarcísio Becker, na condição de representante dos interesses do Executivo na Casa, solicitou a proposição de um requerimento de urgência com pedido de retirada do projeto de pauta. O requerimento foi acatado com 8 votos favoráveis e um contrário (de Sidney França). Deste modo, o projeto retorna para a pauta da 14ª Sessão Extraordinária para ser novamente deliberado em 1º turno, fato esse que gerou grande incomodo aos populares presentes.

A sessão contou ainda com a presença de vários estudantes do Colégio Estadual Naira Fellini, participação da mídia e de grande interação pública nas redes sociais, onde a sessão era transmitida ao vivo na página oficial da Câmara no Facebook. Os outros quatro projetos, que tratam sobre a abertura de crédito adicional ao orçamento vigente e abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação, por tempo determinado, de profissionais para a área de Saúde Pública foram aprovados por unanimidade em primeiro turno.