Presidente da Câmara prestigia cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira

19/11/2018 - Atualizado em 19/11/2018 às 13:49

O presidente da Câmara de Medianeira, Sebastião Antonio, participou nesta segunda-feira (19), da solenidade de Formatura do Dia da Bandeira. A cerimônia foi realizada às 7h da manhã, em frente à sede do Tiro de Guerra 05-018. Os trabalhos foram presididos pelo chefe de instruções do TG, 1º sargento Alexandre de Resende Gomes.

Após discursar sobre o significado primordial da data e do símbolo máximo de nosso País, o comandante Resende fez a apresentação da Bandeira Nacional à tropa. Logo após, realizou-se a tradicional Cerimônia de Incineração de Bandeiras Inservíveis enquanto os atiradores entoavam o Hino à Bandeira, letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.

O chefe de instruções também fez a leitura da Ordem do Dia, alusiva ao evento, escrita pelo General Villas Bôas - Comandante do Exército Brasileiro. Passada a palavra, o presidente da Câmara, Sebastião Antonio, destacou a importância de elementos que compõem a Bandeira Nacional, especialmente sobre o lema Ordem e Progresso.

“Vamos nos lembrar do lema estampado bem ao centro da bandeira e que muitas vezes não é respeitado. A expressão “Ordem e Progresso” é uma forma abreviada para "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, do filósofo Auguste Comte. Sendo que o Amor deve sempre ser o princípio de todas as ações individuais e coletivas. Enquanto a Ordem consiste na conservação e manutenção de tudo o que é bom, belo e positivo. E o progresso sendo a consequência do desenvolvimento e aperfeiçoamento da Ordem. Então, que este momento sirva de reflexão, o quão é necessário estarmos todos engajados no trabalho coletivo em busca de um desenvolvimento contínuo para o Brasil. A bandeira é o espelho de nosso povo, a imagem da paz, bem como da democracia”, pontuou.

Para encerrar a solenidade, o grupamento dos atiradores rompeu marcha cantando a canção Fibra de Herois, desfilando posteriormente em continência ao chefe de instruções do Tiro de Guerra ao som do dobrado Batista de Melo.

Curiosidades

Bandeira - Um dos símbolos nacionais, a Bandeira foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído. A Bandeira Nacional possui o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que, no centro, a esfera azul-celeste é atravessada por uma faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso” em letras maiúsculas verdes. No círculo azul, encontram-se 27 estrelas que retratam o céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, e representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.