Medianeira celebra hoje 67 anos de fundação do município

24/10/2018 - Atualizado em 24/10/2018 às 11:00

O dia 24 de outubro é um dia muito especial para a população medianeirense. Apesar do município comemorar oficialmente seu aniversário no dia 25 de julho, data de sua emancipação político-administrativa, 24 de outubro marca o dia histórico de sua fundação, ocorrido no ano de 1951.

O nascimento de Medianeira se deve a empresa Colonizadora Industrial e Agrícola Bento Gonçalves Ltda., da cidade de Bento Gonçaves – RS. Quando os diretores Pedro Soccol e José Callegari foram escolhidos para implantação do projeto de colonização nesta região, após anos de estudos. Os pioneiros, em sua maioria de origem italiana e alemã, vinham à procura de terras férteis do extremo oeste paranaense.

Esse momento histórico é também lembrado com a denominação de uma das principais vias de nosso município. As margeantes à Rodovia Federal BR-277.

Da fundação à emancipação

A história conta que no dia 24 de outubro de 1951, realizou-se então uma missa com os colonizadores e pioneiros para celebrar a fundação definitiva da cidade, que inicialmente foi integrada aos domínios do território do município de Foz do Iguaçu.

O desmembramento de Foz aconteceu quase um ano depois, no dia 31 de setembro de 1952, quando Medianeira foi elevada à autonomia de distrito. Porém, foram necessários oito anos para que conquistasse a emancipação, no dia 25 de julho de 1960. Data em que todos comemorados anualmente o aniversário do nosso querido município.