Administração presta contas com avaliação das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2018

25/09/2018 - Atualizado em 25/09/2018 às 10:25

A Câmara de Medianeira sediou na tarde de ontem, dia 24, duas audiências públicas de prestação de contas da Administração Municipal. Na ocasião, foram apresentadas as ações realizadas pela Secretária Municipal de Assistência Social no 2º quadrimestre de 2018 e o relatório de avaliação do cumprimento das Metas Fiscais também referente ao 2º quadrimestre do exercício financeiro de 2018.

As audiências foram prestigiadas pelos vereadores Antonio França, Aristeu Elias Ribeiro, Nelson de Bona, Pedro Seffrin, Sebastião Antonio, Sidney França, Tarcísio Becker, Valdecir Fernandes e Valdir de Oliveira, pelo promotor Felipe Segura Guimarães Rocha, pela representante do Observatório Social, Rosane de Andrade, e munícipes.

Os dados financeiros, atendimentos e atividades realizadas nos meses de maio, junho, julho e agosto, pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município, foram apresentados pela assistente social Christiane Zanette Mondardo. Posteriormente, foi a vez do controlador geral do município, Aguinaldo Bodanese, apresentar o relatório de avaliação do cumprimento das Metas Fiscais.

A receita líquida apresentada nesse quadrimestre foi de R$ 92,8 milhões, enquanto as despesas empenhadas foram de 82,9 milhões, ou seja, 89,35% dos recursos disponíveis. O investimento na área da saúde foi de 22,35% deste valor, enquanto com a educação, foram aplicados 24,10% dos recursos.

A conclusão foi de que restaram por ser atingidas as metas fixadas para o resultado primário, e resultado nominal deste ano. Já a “Despesa com Pessoal” encontra-se acima dos limites legais, enquanto o endividamento encontra-se abaixo, como proporção da receita corrente líquida.

O objetivo da audiência, convocada pela ordem do presidente, garante transparência na gestão dos recursos públicos no que se referem as receitas arrecadadas, as despesas realizadas neste período e o quadro geral das dívidas do município; demonstrando os índices legais de aplicação em saúde, educação e de despesas com o pessoal, além de permitir a integração da população com a Administração Municipal.

Os slides de apresentação sobre o Cumprimento de Metas Fiscais do 2º Quadrimestre de 2018 poderão ser lidos na íntegra CLICANDO AQUI.