Câmara de Vereadores: Confira as proposições aprovadas na 22ª Sessão Ordinária de 2018

21/08/2018 - Atualizado em 21/08/2018 às 09:21

Manutenção das academias ao ar livre, perfuração de poço artesiano e melhoria de estradas no distrito de Maralúcia, andamento do plano de mobilidade urbana e reforma do barracão usado na feira dos produtores foram os temas dos quatro requerimentos debatidos e aprovados durante a 22ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (20).

Além destas matérias, os vereadores despacharam seis indicações de melhorias ao Município. Entre os munícipes presentes na sessão, estiveram prestigiando as atividades os ex-presidentes do Poder Legislativo de Medianeira, Alcides Marques (2007 à 2008) e Jean Rogers Bogoni (2011 à 2014).

Dos requerimentos: matérias aprovadas em único turno.

Academias ao ar livre

O vereador Tarcísio Becker solicita informações ao prefeito Ricardo Endrigo, se há um programa de manutenção preventiva para as academias ao ar livre e parques infantis instalados no Município, e caso positivo, qual a metodologia adotada. O autor justifica que é imprescindível que os aparelhos estejam em perfeito estado de conservação para que a população possa utilizar as academias com segurança.

“Fomos procurados por usuários destas academias que nos informaram que vários equipamentos necessitam de manutenção, desde pequenos reparos e repintura, à consertos em equipamentos que já não apresentam condições de uso”, afirma o vereador que teve seu requerimento aprovado por unanimidade.

Poço Artesiano

Aristeu Elias Ribeiro cobra do setor competente da municipalidade, a instalação de um poço artesiano e a readequação da estrada principal que dá acesso ao “Assentamento Toca do Leão” no distrito de Maralúcia, bem como, a abertura das estradas que delimitam as propriedades em seu entorno.

“Os moradores aguardam há anos pelas melhorias solicitadas, a estrada de acesso precisa de urgente readequação e as vias que levam e delimitam as propriedades não foram abertas. A única fonte de água continua sendo o Rio Feijão Verde, que embora atenda a demanda da criação de animais e a realização de tarefas diárias, não é adequada para o consumo”, questiona o autor que espera obter respostas para comunicar à população local. Matéria aprovada por unanimidade do plenário.

Plano de mobilidade urbana

Antonio França questiona o prefeito Ricardo Endrigo, em que fase está o processo de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, e se o mesmo será feito pelo corpo técnico da Administração ou por empresa especializada. O vereador lembra que em 2017 foi aprovada a lei que autoriza a Administração a investir até R$ 500 mil na revisão do plano diretor e na elaboração de um Plano de Mobilidade.

“Espera-se que problemas como a desorganização e insegurança do fluxo intenso de veículos, pedestres e ciclistas, falta de vagas de estacionamento, abusos de velocidade, entre outros, sejam resolvidos com a elaboração e implantação deste Plano de Mobilidade, motivos pelos quais, solicitamos à Administração que nos informe qual o estágio do processo de elaboração ou contratação de empresa especializada, para que possamos informar à população interessada”, frisa o autor. Requerimento aprovado por unanimidade.

Feira do Pequeno Produtor

Antonio França, Valdir Candido de Oliveira e Sebastião Antonio cobram do prefeito Ricardo Endrigo e do secretário de Agricultura Sustentável e Abastecimento, Dilvo José Bernardon, quais ações a Administração tem planejado afim de possibilitar a realização da Feira do Pequeno Produtor durante o período de reformas do atual barracão utilizado pelos produtores. Os autores do requerimento desejam saber se já foi definido um novo local e quando os produtores serão informados a respeito.

A feira, que é realizada pela Associação do Pequeno Produtor Rural de Medianeira – APPROME, disponibiliza produtos frescos e de qualidade à população, ao mesmo tempo em que viabiliza a manutenção de muitas famílias na atividade agrícola familiar. “A parceria com a Itaipu Binacional irá possibilitar a realização de reformas no barracão, estando estas reformas programadas para final de 2018 e início de 2019. Produtores nos informaram que não estão definidas, até o momento, quais ações serão realizadas durante o período da referida reforma para que a feira continue acontecendo, motivo pelo qual, estão preocupados em não conseguirem vender e perderem a produção”, informa os autores. Requerimento aprovado por unanimidade.

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.