Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Vereadores participam de audiência pública de prestação de contas do projeto Suscom+

08/05/2018 - Atualizado em 08/05/2018 às 16:51

Foi realizado no auditório do novo Paço Municipal José Della Pasqua, a segunda audiência pública de prestação de contas do projeto Suscom+, promovido pelo Ministério Público do Paraná em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (8) e tem por finalidade apresentar os encaminhamentos e soluções dados pelo Poder Público para melhorar o processo de informação na rede de saúde da cidade.

O tema em questão foi definido como prioritário pela própria comunidade em uma audiência pública realizada em outubro de 2017, dentro do projeto Suscom+. Assim, o MPPR visa garantir mais qualidade na atenção básica à saúde nas cidades paranaenses, estimulando a participação popular na deliberação por melhores serviços. O Poder Legislativo de Medianeira esteve representado na ocasião pelo presidente Sebastião Antonio, e dos vereadores Valdir Candido de Oliveira, Aristeu Elias Ribeiro e Antonio França Benjamim.

Sebastião Antonio comentou sobre a participação dos vereadores nas políticas públicas aplicadas no Município, onde também parabenizou o trabalho realizado pelos profissionais da área de saúde. “Nós do Legislativo Municipal buscamos sempre estar participando das mais diversas discussões que envolvam os interesse de nossos munícipes e com isso estar atentos a tudo o que é, ou não, desenvolvido em Medianeira. É interessante a realização de uma audiência para que toda a população tenha o conhecimento das atividades elaboradas pelo setor público” – disse. O presidente disse ainda que o Município vem cumprindo com o Termo de Compromisso assinado lá atrás e que se sente satisfeito com o serviço que a Secretaria Municipal de Saúde tem oferecido à população.

O procurador de Justiça Marco Antonio Teixeira e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública comentou sobre os resultados. “É importante observar que o experimento foi assim tão útil. Em outubro do ano passado, reunimos diversas pessoas para manifestarem as suas opiniões sobre a qualidade do serviço prestado na área da saúde, desde o atendimento até a estrutura de atenção. Foi um processo democrático e que através de um diálogo claro e objetivo, elegeu-se uma prioridade. Como o Termo de Compromisso foi firmado, hoje estamos reunidos para avaliar o seu avanço. Um resultado muito positivo, fruto de uma discussão de quem oferece o serviço com àqueles que o usufruem, a população” – destacou.

Como funciona:

O Suscom+ é executado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do MPPR, em conjunto com as Promotorias locais – em Medianeira, no caso, pela 2ª Promotoria de Justiça, que tem atribuição na área da saúde. O projeto foi criado a partir da constatação de que as questões de saúde básica, dentro do Sistema Único de Saúde, respondem por perto de 80% dos problemas na área da saúde que chegam ao Ministério Público por meio da população – situações como falta de atendimento médico ou remédios, dificuldade para tratamentos e internações.

Acesse o portal da transparência