Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Administração promove palestra sobre tema em abertura da Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

07/05/2018 - Atualizado em 07/05/2018 às 15:40

Figurando no topo do ranking internacional de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, o Brasil somou entre 2012 e 2016, pelo menos 175 mil ocorrências, de acordo com o balanço de denúncias recebidas pelo Disque 100. O índice deixa em alerta a necessidade de políticas urgentes de prevenção para combater este crime bárbaro de exploração, que resulta em profundas marcas na fase infantil e adulta das vítimas.

A boa notícia é que Medianeira está fazendo sua parte, o Poder Público através da Secretaria de Assistência Social, segue, anualmente, desenvolvendo diversas atividades dedicadas ao assunto. Durante toda a semana que antecede o dia 18 de maio - Dia Nacional da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, seguidas ações de conscientização são realizadas no Município, visando a prevenção e o diagnóstico precoce de casos de exploração em meio a comunidade.

A abertura oficial da Semana ocorreu na manhã desta segunda-feira (5), no Centro Popular de Cultura Arandurá (CPC), com a palestra “Direitos Violados: Abuso e Exploração sexual como Trabalho Infantil - como identificar e o que fazer”, ministrada pela médica e presidente do Instituto Inocência, Dra. Dana L. M. de Souza e pela psicóloga do Instituto Inocência, Luciana Rissardi. Registramos a participação do presidente da Câmara Sebastião Antonio, dos vereadores Aristeu Elias Ribeiro, Tarcísio Becker Sobrinho, Valdecir Fernandes e Nelson José de Bona; de autoridades públicas; diretores e professores das escolas municipais e estaduais; entidades; clubes de serviços; e comunidade.  

Além de parabenizar a todos os envolvidos nesta iniciativa, Sebastião colocou a Câmara Municipal à disposição para contribuir com aquilo que for possível nesta campanha. “É imprescindível que o Poder Público, juntamente com os clubes de serviço, entidades e toda comunidade estejam unidos em prol do bem estar de nossas crianças e adolescentes, fiscalizando e denunciando quando houver conhecimento. Um grandioso trabalho está sendo realizado e continuaremos buscamos fortalecer as garantias e direitos de nossa população através das ações públicas” – discursou o presidente.

A secretária de Assistência Social, Delcir Berta Aléssio, comentou sobre o empenho de variados setores e citou a lei que instituiu a Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que tornou responsabilidade conjunta o planejamento e a execução de ações em que se refere ao dia 18 de maio. “Formou-se uma grande rede de proteção ao combate do abuso infantil através do apoio de vários colaboradores, e essa corrente só funcionará se todos os elos estiverem engajados. Sabemos da importância que há na conscientização da população diante de um crime tão cruel” – disse em resumo. Delcir ainda trouxe maiores informações sobre a programação da Semana de Enfrentamento.

Acesse o portal da transparência