Vereadores conhecem rotina de centro de triagem de STI que é referência nacional

20/04/2018 - Atualizado em 20/04/2018 às 16:56

Os vereadores Sebastião Antonio, Sidney França, Nelson de Bona, Valdecir Fernandes e Aristeu Elias Ribeiro, acompanhados de servidores da Câmara Municipal, fizeram uma visita, na manhã de sexta-feira (20), ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis da ACARESTI (Associação de Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu). O trabalho da Associação foi premiado por diversas instituições e órgãos governamentais e, hoje, é uma das referências do projeto Coleta Solidária da Itaipu Binacional.

Recebidos pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Sérgio Ruppenthal, pelo chefe da divisão de coleta seletiva, Darlei Sauer de Souza e pelo presidente da ACARESTI, Antônio Luiz Correa, os vereadores conheceram o barracão e o trabalho desenvolvido no local. O projeto já chegou a ter um índice de 85% de participação da população na separação dos materiais recicláveis, com aproveitamento superior aos 90% em todo o material que por eles é coletado.

Inicialmente, Ruppenthal explicou como é o dia-a-dia dos catadores e qual foi o trâmite legal que possibilitou a Associação, hoje, alcançar índices tão positivos. Posteriormente, um vídeo institucional contou toda a trajetória da ACARESTI, criada em 2004. Com 1.200 m² de área construída, o Centro passou recentemente por uma reforma e ampliação. Por mês, cerca de 100 toneladas de resíduos recicláveis são coletados e a expectativa é para que isso cresça em torno de 40% nos próximos meses, o que representaria um aumento de quase R$ 500 nos rendimentos mensais de cada catador.

Inclusive, grande parte dos investimentos são voltados aos protagonistas desta história, os próprios catadores. Com o Centro de Capacitação, a ACARESTI assume a missão de replicar as boas práticas desenvolvidas pela Associação. A qualificação dos quase 40 associados que ali trabalham é constante, dando maiores condições, com mais oportunidades e mais segurança na elaboração das atividades num ambiente moderno.

O presidente da Câmara, Sebastião Antonio, afirmou que o trabalho desenvolvido pela equipe da ACARESTI merece destaque pela organização e preocupação que é dado com o meio ambiente e da população. “Quero parabenizar o desempenho do prefeito Cláudio Eberhard, da Itaipu Binacional e demais envolvidos. O que vimos foi muito agradável e certamente levaremos este conhecimento ao nosso Município. São ótimos índices de aproveitamento e devemos desenvolver algo semelhante na conscientização da nossa população. É um trabalho de longo prazo, mas juntos: Legislativo, Executivo, ASSAMA e comunidade, acredito que é possível aumentar os índices de coleta de materiais recicláveis e dar mais vida útil aos aterros sanitários” - frisou. Sebastião disse ainda, que planeja apresentar os benefícios do projeto afim de implantar um projeto semelhante quanto ao aproveitamento do óleo de cozinha.

Resíduo de valor: Coletar óleo de fritura e impedir a poluição de mananciais é umas das principais iniciativas da ACARESTI. A entidade dispõe de equipamentos, máquinas e caminhão para melhorar a coleta de óleo e de materiais recicláveis na cidade. O que antes era tido como um potencial poluidor do meio ambiente, hoje é visto como fonte material para a produção de detergentes líquidos e sabões. Óbvio que o retorno não é assim tão lucrativo para o bolso, mas com certeza o meio ambiente agradece, e muito.