Vereadores recebem equipe de robótica da UTFPR Medianeira que participou de importante competição nos Estados Unidos

06/04/2018 - Atualizado em 06/04/2018 às 17:10

A Câmara Municipal recebeu a visita da equipe de robótica que esteve no mês de março nos Estados Unidos, participando de uma das etapas eliminatórias da First Robotics Competition, considerado este o maior desafio mundial de robótica educacional. A reunião foi acompanhada dos vereadores Sebastião Antonio, Aristeu Elias Ribeiro e Valdecir Fernandes, além de servidores do Legislativo e do professor de matemática da UTFPR, Pedro Elton Weber.

Formada por alunos das escolas estaduais Mondrone, Costa e Silva e acadêmicos da UTFPR Medianeira, a equipe ROOSTERS desenvolveu o robô Gambis, que apesar da desclassificação às chaves finais, obteve um grande desempenho na única etapa em que participou. Presentes estavam Fabricio Didomenico; Fernando Winycius Dal Pozzo; Natan Santos; Pamela Vieira; Letícia Rossato; Cassiano Mataczinski Felix dos Santos; Igor Siqueira Dall’Agnol; Ariane Pereira e Gustavo Klein.

Coordenador do Projeto de Robótica na UTFPR Medianeira, o professor Weber conta que os integrantes das equipes tiveram uma intensa preparação, por meio de aulas teóricas e práticas de robótica, eletrônica, mecânica, elétrica e relações empresariais, essenciais para executar a construção de robôs. Sendo que a maior dificuldade esteve no alto custo da inscrição, de seis mil dólares. “Achávamos que a equipe daqui não iria participar porque não tínhamos dinheiro nem para pagar a inscrição. Por isso estávamos parados, sem o kit que recebe com a inscrição não seria possível iniciarmos os estudos”, comenta Weber que, posteriormente, complementa: “De última hora a empresa 3M patrocinou nossas despesas. Isso aconteceu no final de novembro de 2017, onde então começamos a trabalhar rapidamente”.

De acordo com o professor Pedro, há muito do que se orgulhar nesta competição. Das 3.600 equipes e mais de 90 mil alunos inscritos na FRC2018, há somente 10 participantes brasileiras e, dentre elas, as equipes de Medianeira e Foz do Iguaçu, que nasceram de projetos voluntários de acadêmicos da UTFPR, são as únicas do Estado do Paraná.

O presidente Sebastião Antonio, bem como os demais vereadores se colocaram à disposição da equipe ROOSTERS para ajudar no que for possível para que o projeto possa ser levado adiante. “Parabenizamos estes jovens por uma iniciativa tão importante e por estarem indo além do conhecimento adquirido em classe” – comenta.

Mas quem pensa que a desclassificação desanimou os estudantes engana-se. “Vamos nos preparar com cursos de programação específica para este fim. Pois é o que todas as equipes fazem durante o ano, e tudo isso tem pontuação. Há uma pontuação que se consegue durante o ano fazendo tarefas que são enviadas para as equipes inscritas. Essas pontuações preliminares é que nos atrapalhou para nos classificamos às finais”, - disse Cassiano Mataczinski. O estudante explicou aos vereadores como eram as dimensões do robô, que encontra-se desmontado após a viagem de volta.

A estudante Pamela, idealizadora da equipe juntamente com Ariane Vieira comentou sobre o início de tudo e as pretensões da equipe. “O objetivo agora é proporcionar cursos e/ou apresentações nas escolas para mostrar que tudo é possível, basta acreditar. Queremos mostrar que não precisamos ser gênios para poder construir um robô, até porque, se assim fosse não teríamos o nosso robô. Mas dizer de quanto é preciso se empenhar e que todo esforço vale apena”.

Os estudantes Fabrício, Fernando e Natan, comentaram sobre as experiências adquiridas com a participação neste evento, onde também falaram sobre a viagem aos EUA, a calorosa recepção e acolhimento que tiveram e como foi a convivência com os demais competidores durante os oito dias que estiveram em terras yankees.

Ao final o professor Weber agradeceu o apoio oferecido pelos legisladores. “Fico muito feliz que a Câmara de Vereadores tem mostrado interesse e dado importância ao nosso trabalho. Esse trabalho integra a Universidade às escolas do ensino médio do Município, o que é muito importante. Mostrar às crianças e aos adolescentes que em Medianeira temos boas iniciativas, inovações e que não é necessário sairmos daqui para encontrar novidades e desenvolvimento”, nota.

Sobre a FIRST®: Organização internacional, sem fins lucrativos, promotora de desafios anuais de robótica para jovens em fase escolar, em parceria com a NASA e Google, que atende mais de 460.000 estudantes no mundo, agrupados em mais de 7 mil equipes. A FRC é um dos quatro programas da FIRST®, destinado a estudantes do ensino médio.

Fonte complementar: blogdoaluno.utfpr.edu.br