Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Vereadores recebem equipe de robótica da UTFPR Medianeira que participou de importante competição nos Estados Unidos

06/04/2018 - Atualizado em 06/04/2018 às 17:10

A Câmara Municipal recebeu a visita da equipe de robótica que esteve no mês de março nos Estados Unidos, participando de uma das etapas eliminatórias da First Robotics Competition, considerado este o maior desafio mundial de robótica educacional. A reunião foi acompanhada dos vereadores Sebastião Antonio, Aristeu Elias Ribeiro e Valdecir Fernandes, além de servidores do Legislativo e do professor de matemática da UTFPR, Pedro Elton Weber.

Formada por alunos das escolas estaduais Mondrone, Costa e Silva e acadêmicos da UTFPR Medianeira, a equipe ROOSTERS desenvolveu o robô Gambis, que apesar da desclassificação às chaves finais, obteve um grande desempenho na única etapa em que participou. Presentes estavam Fabricio Didomenico; Fernando Winycius Dal Pozzo; Natan Santos; Pamela Vieira; Letícia Rossato; Cassiano Mataczinski Felix dos Santos; Igor Siqueira Dall’Agnol; Ariane Pereira e Gustavo Klein.

Coordenador do Projeto de Robótica na UTFPR Medianeira, o professor Weber conta que os integrantes das equipes tiveram uma intensa preparação, por meio de aulas teóricas e práticas de robótica, eletrônica, mecânica, elétrica e relações empresariais, essenciais para executar a construção de robôs. Sendo que a maior dificuldade esteve no alto custo da inscrição, de seis mil dólares. “Achávamos que a equipe daqui não iria participar porque não tínhamos dinheiro nem para pagar a inscrição. Por isso estávamos parados, sem o kit que recebe com a inscrição não seria possível iniciarmos os estudos”, comenta Weber que, posteriormente, complementa: “De última hora a empresa 3M patrocinou nossas despesas. Isso aconteceu no final de novembro de 2017, onde então começamos a trabalhar rapidamente”.

De acordo com o professor Pedro, há muito do que se orgulhar nesta competição. Das 3.600 equipes e mais de 90 mil alunos inscritos na FRC2018, há somente 10 participantes brasileiras e, dentre elas, as equipes de Medianeira e Foz do Iguaçu, que nasceram de projetos voluntários de acadêmicos da UTFPR, são as únicas do Estado do Paraná.

O presidente Sebastião Antonio, bem como os demais vereadores se colocaram à disposição da equipe ROOSTERS para ajudar no que for possível para que o projeto possa ser levado adiante. “Parabenizamos estes jovens por uma iniciativa tão importante e por estarem indo além do conhecimento adquirido em classe” – comenta.

Mas quem pensa que a desclassificação desanimou os estudantes engana-se. “Vamos nos preparar com cursos de programação específica para este fim. Pois é o que todas as equipes fazem durante o ano, e tudo isso tem pontuação. Há uma pontuação que se consegue durante o ano fazendo tarefas que são enviadas para as equipes inscritas. Essas pontuações preliminares é que nos atrapalhou para nos classificamos às finais”, - disse Cassiano Mataczinski. O estudante explicou aos vereadores como eram as dimensões do robô, que encontra-se desmontado após a viagem de volta.

A estudante Pamela, idealizadora da equipe juntamente com Ariane Vieira comentou sobre o início de tudo e as pretensões da equipe. “O objetivo agora é proporcionar cursos e/ou apresentações nas escolas para mostrar que tudo é possível, basta acreditar. Queremos mostrar que não precisamos ser gênios para poder construir um robô, até porque, se assim fosse não teríamos o nosso robô. Mas dizer de quanto é preciso se empenhar e que todo esforço vale apena”.

Os estudantes Fabrício, Fernando e Natan, comentaram sobre as experiências adquiridas com a participação neste evento, onde também falaram sobre a viagem aos EUA, a calorosa recepção e acolhimento que tiveram e como foi a convivência com os demais competidores durante os oito dias que estiveram em terras yankees.

Ao final o professor Weber agradeceu o apoio oferecido pelos legisladores. “Fico muito feliz que a Câmara de Vereadores tem mostrado interesse e dado importância ao nosso trabalho. Esse trabalho integra a Universidade às escolas do ensino médio do Município, o que é muito importante. Mostrar às crianças e aos adolescentes que em Medianeira temos boas iniciativas, inovações e que não é necessário sairmos daqui para encontrar novidades e desenvolvimento”, nota.

Sobre a FIRST®: Organização internacional, sem fins lucrativos, promotora de desafios anuais de robótica para jovens em fase escolar, em parceria com a NASA e Google, que atende mais de 460.000 estudantes no mundo, agrupados em mais de 7 mil equipes. A FRC é um dos quatro programas da FIRST®, destinado a estudantes do ensino médio.

Fonte complementar: blogdoaluno.utfpr.edu.br

Acesse o portal da transparência