Homenagem da Câmara Municipal a todas as mulheres

07/03/2018 - Atualizado em 07/03/2018 às 16:34

Nós, do Poder Legislativo Municipal, acreditamos que as políticas públicas precisam avançar constantemente em prol dos valores de liberdade e igualdade entre gêneros, garantindo assim o pleno bem-estar da população.

Em contraste com a perversa discriminação de décadas atrás, em que a vocês, mulheres, não era dado sequer o direito ao voto e a salários equiparados aos dos homens, hoje felizmente podemos contar com muitas de vocês nos mais diversos postos, participando de todo o complexo de atividades de uma sociedade moderna. Contudo, ainda hoje, muitas questões permanecem nos nossos preconceitos e tudo aquilo que prejudica e discrimina as mulheres atinge a sociedade, desestrutura lares, destrói famílias.

Vítimas milenar de uma cultura enraizada em muitas normas antiquadas e machistas, no que diz respeito à sexualidade, à reprodução humana, às relações afetivas, e em tantas outras pertinentes ao direito e à individualidade.

Que a nossa singela reverência a esse dia não seja tão somente para enaltecer o valor das mulheres, suas qualidades intrínsecas, sua significação para todos nós e a relevância do papel que exercem no seio das famílias e de toda a sociedade brasileira, mas sobretudo para reafirmar o nosso compromisso com a luta das mulheres por igualdade de oportunidades de crescimento, para confirmar o reconhecimento de seus direitos de participar em todo e qualquer âmbito da vida nacional e para reiterar o dever que todos temos de respeitar suas singularidades.

Nas artes, nas ciências, na educação, no esporte e em todos os setores, a mulher tem mostrado insuperável competência, o que nos induz a questionar quanto o mundo seria melhor se ela já estivesse devidamente valorizada há mais tempo? Apesar de seu enorme potencial construtivo, por incrível que pareça, lamentamos que na esfera política, entretanto, esta evolução tem sido lenta.

Portanto, somente a consciência de que a cada um de nós, homens ou mulheres, é dado o direito de se firmar como ser único e capaz, é que nos fará melhores.

Feliz Dia Internacional da Mulher.