Câmara prestigia solenidade de formatura e inauguração de memorial realizado pelo Tiro de Guerra

20/11/2017 - Atualizado em 20/11/2017 às 15:21

O presidente da Câmara, Sebastião Antonio esteve participando na manhã deste domingo, 19 de novembro, da inauguração oficial do Memorial da Força Expedicionária Brasileira - FEB, bem como da solenidade de formatura alusiva ao Dia da Bandeira, também comemorado no dia 19 de novembro.

A solenidade foi realizada pelo Tiro de Guerra 05-018 sob o comando do Subtenente Rucinski. O Memorial é uma homenagem do Exército Brasileiro, através do Comando Militar do Sul - 5ª Região Militar, e do Tiro de Guerra 05-018 aos combatentes da FEB que participaram da 2ª Grande Guerra Mundial, combatendo por sete meses e 19 dias na Itália.

Dados da Expedição

A FEB lutou em duas frentes, a primeira, no rio Serchio no outono de 1944, e a segunda e mais difícil a do rio Reno (na Itália, não Alemanha) ao norte de Pistoia (na cordilheira dos Apeninos). Neste TO, partindo do Quartel General de Porreta-Terme, a FEB conquistou Monte Castelo (22 de fevereiro) e Montese (14 de abril).

A campanha brasileira na Itália concluiu-se a 2 de maio de 1945, quando foi declarado o cessar fogo no front italiano. De um total de 25.445 soldados enviados ao front o Brasil contabilizou 443 baixas e cerca de 3.000 feridos. Sobre a composição da tropa, que consistiu em uma Divisão de Infantaria Expedicionária, 98% dos oficiais eram militares de carreira, enquanto entre os Praças, 49% eram civis que foram recrutados para a luta.

____

"Este Memorial, visa manter viva a história daqueles verdadeiros herois nacionais, que mesmo distante de seus lares, combateram a tirania nazista que assolava a humanidade naquela época e foram os defensores dos ideias de liberdade, ideias estes, fundamentais para uma sociedade mais justa e humana para todos" - trecho impresso na placa.