Assistência Social realiza 3ª Audiência para tratar sobre o tema trabalho infantil com a população e entidades

08/11/2017 - Atualizado em 08/11/2017 às 15:11

A Secretaria de Assistência Social promoveu nesta terça-feira, 7 de novembro, a 3ª Audiência Pública das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento foi sediado no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação dos vereadores Sebastião Antonio, Aristeu Elias Ribeiro, Antonio França, Valdir de Oliveira e Valdecir Fernandes. O plenário lotou com a participação da comunidade e representantes da sociedade organizada.

A mesa de debates foi coordenada pelo membro da Procuradoria Jurídica da Prefeitura, Dr. Sérgio Mittmann, e composta pela assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social e técnica de referência do Trabalho Infantil, Silvia Biesdorf Sangaleti, pela Conselheira Tutelar, Juliana Lanzarini, e pelos representantes do Ministério do Trabalho Gerência de Foz do Iguaçu. Destacamos a grande participação da sociedade no evento e do Poder Legislativo.

Medianeira tem avançado no combate ao Trabalho Infantil com a implementação de ações. O fluxo de registros de situações de trabalho envolvendo crianças e adolescentes, elaborado em 2016 durante uma capacitação que desde então passou a ser colocado em prática, sendo o Conselho Tutelar a porta de entrada do registro.

Dentre as principais ações destacamos o Projeto Dançart, que foi ampliado para que sua oficina de ballet pudesse atender mais um bairro; A Prefeitura já contratou a segunda turma de Jovens Aprendizes; Foi realizada a distribuição de material sobre o tema para Escolas Municipais e CMEIS, que abordam o assunto através deste material.

Além destas ações são realizadas palestras, em maio deste ano foi trabalhada a temática “Exploração Sexual como forma de trabalho infantil”, com palestra do Promotor Carlos José Silva Fortes. Em junho a Palestra “Onde Dormem as Crianças”, ministrada pelo Capitão Damião, marcou o dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em Outubro a edição do “Brincando na Praça” enfatizou a importância da criança brincar e não trabalhar.

Participaram da mesa de honra o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antonio Carlos Pereira, a secretária Municipal de Assistência Social, Delcir Berta Aléssio, o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Antonio, a chefe do Escritório Regional de Foz do Iguaçu da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Herinne Vitória da Silva, o chefe da Gerência do Ministério do Trabalho de Foz do Iguaçu, Marcos Calixto, e a fiscal da Gerência do Trabalho e Emprego de Foz do Iguaçu, Luimara Schimit Duro.

Sebastião frisou que a Mesa Diretiva da Câmara está focada na elaboração de atividades de prevenção e que estão cumprindo com o dever de não apenas fiscalizar órgãos públicos, mas possivelmente demais problemas que possam afetar a cidade, com a finalidade de melhor garantir o desenvolvimento de Medianeira e o bem estar da população.

Da redação/Assessoria de Imprensa da Prefeitura