Câmara de Vereadores: confira as proposições apresentadas na última sessão ordinária

07/11/2017 - Atualizado em 07/11/2017 às 10:26

Chegamos ao mês de novembro com a realização da 32ª Sessão Plenária Deliberativa Ordinária. A Câmara Municipal segue em ritmo forte, com diversos projetos e reivindicações destinadas ao bem estar da população. Nesta sessão foram aprovadas por unanimidade quatro requerimentos e despachadas duas indicações ao chefe do Poder Executivo Municipal.

Matérias aprovadas em único turno:

Reforçando pedidos (154/2017)

Autor: Sidney França – (aprovado por unanimidade)

O vereador solicita informações do prefeito Ricardo Endrigo, sobre as providências já tomadas em relação as indicações anteriormente encaminhadas que tratam da aplicação de lama asfáltica nas ruas Ceará e Bahia. Conforme o autor, há vários estabelecimentos comercias instalados nas proximidades destes locais, o que gera um considerável fluxo de veículos e pedestres. Deste modo, o benefício proporcionaria maior comodidade e segurança aos moradores da região, bem como, aos que utilizam estas ruas para acesso aos estabelecimentos próximos.

Pé no freio (155/2017)

Autor: Antonio França – (aprovado por unanimidade)

Enviado ao prefeito Ricardo Endrigo e ao secretário de Obras, Eduardo Baratto, o requerimento busca informações sobre a existência de projeto para a instalação de um redutor de velocidade na Avenida José Callegari, entre as ruas Rio Branco e Minas Gerais. O intenso trânsito de pedestres e a grande quantidade que ali circulam têm preocupado os moradores das imediações e os funcionários dos estabelecimentos próximos, principalmente pelo excesso de velocidade de alguns motoristas imprudentes.

Academia no bairro (156/2017)

Autores: Sebastião Antonio e Antonio França – (aprovado por unanimidade)

Requerem o envio de expediente ao prefeito Ricardo Endrigo e ao secretário de Obras, Eduardo Baratto, indicando que uma das academias ao ar livre que estão a disposição dos munícipes por destinação do deputado estadual Élio Rusch, seja instalada no Loteamento Veneza, que a mesma seja colocada sobre uma base de concreto com grama sintética, além do uso de máquinas para ajuste do terreno, bem como sua adequada iluminação. Os vereadores justificaram que a instalação no local citado beneficiará inúmeras famílias que residem nas proximidades, possibilitando a pratica de atividades físicas em um local adequado e com aparelhos destinados e este fim.

Prestação de contas (157/2017)

Sebastião Antonio, Sidney França, Nelson José de Bona e Valdecir Fernandes – (aprovado por unanimidade)

Nesta proposição os autores convidam o Conselho Tutelar de Medianeira a comparecerem na última sessão ordinária do mês, e deste modo façam o uso da tribuna com o intuito de apresentar ao Poder Legislativo Municipal, as atividades que estão sendo desenvolvidas e, se possível, proceder a entrega de relatório das mesmas. O Conselho Tutelar desempenha um importante papel na garantia dos direitos da criança e do adolescente, desenvolvendo ações de prevenção e conscientização que resultam em melhor qualidade de vida para muitas famílias.

Os conselheiros são eleitos por voto popular e necessitam apresentar relatórios das ações desenvolvidas e prestar assim contas a quem os elegeu. O Conselho tem desenvolvido com méritos o exercício de suas obrigações, e até por este motivo, os vereadores ensejam ceder o espaço do plenário da Câmara Municipal para que a população consiga idealizar melhor o resultado das atividades realizadas em 2017. Lembrando ainda, que as sessões são transmitidas ao vivo e ficam com vídeo disponível para visualizações futuras junto aos endereços eletrônicos oficias do Legislativo Municipal.

Matérias aprovadas em segundo turno:

N.º004/2017 – Projeto de lei de autoria do vereador Pedro Ignácio Seffrin, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva West Soldiers Football. (unanimidade)

N.º008/2017, Projeto de lei de autoria dos vereadores Nelson José de Bona e Valdecir Fernandes, que denomina de “Ginásio de Esportes Professora Verônica Ferri Miranda” o Ginásio de Esportes da Escola Municipal Idalina Pasquotto Bonatto, localizado no Bairro Condá. (unanimidade)

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.

Projetos de Lei do Executivo Municipal baixados para as comissões permanentes:

N.º032/2017 - Dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Medianeira, Estado do Paraná, para o quadriênio 2018/2021, dando outras providências.

N.º053/2017 - Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do Município de Medianeira, Estado do Paraná, para o exercício financeiro de 2018, dando outras providências.

N.º062/2017 - Dispõe sobre a estimativa das Receitas e a fixação das Despesas para o Orçamento Geral do Município de Medianeira, Estado do Paraná, relativas ao exercício financeiro de 2018, dando outras providências.

Inscrito para utilizar a tribuna, o vereador Pedro Seffrin comentou sobre a questão da mobilidade urbana, educação no trânsito e o excesso de reivindicações de lombadas encaminhadas ao Executivo Municipal, assuntos estes que haviam sido amplamente discutidos durante a sessão. O parlamentar também agradeceu o apoio dos demais vereadores na aprovação do projeto de lei que declara como de utilidade pública a Associação Esportiva West Soldiers Football. Seffrin aproveitou a oportunidade também para enaltecer os recentes recursos encaminhados pelo deputado federal Giacobo ao município de Medianeira.