Câmara de Vereadores: confira as proposições apresentadas na última sessão ordinária

31/10/2017 - Atualizado em 31/10/2017 às 09:00

Nesta segunda (30) às 15 horas, a Câmara Municipal realizou sessão ordinária com apreciação de cinco novas matérias para votação. Em pauta, também foram despachadas seis indicações ao chefe do Poder Executivo Municipal.

Matérias aprovadas em único turno:

+Computadores (151/2017)

Autor: Pedro Ignácio Seffrin – (aprovado por unanimidade)

O proponente requer o envio de expediente à deputada estadual Claudia Pereira, solicitando a viabilização, junto ao Governo do Estado, de recursos para a aquisição de 50 computadores destinados ao laboratório de informática do Colégio Estadual João Manoel Mondrone. Justificando que o computador um importante recurso pedagógico, pois dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, com aulas mais criativas, motivadoras e que despertem nos alunos a curiosidade e o desejo de aprender. A dimensão da informática não está, portanto, restrita à informatização da parte administrativa da escola ou no ensino da informática para os alunos, sendo este o motivo para a aquisição de 50 novos computadores ao Colégio que oferece um ensino público de qualidade, atendendo os níveis fundamental, médio regular e médio profissionalizante.

+Pavimentações (152/2017)

Autor: Antonio França – (aprovado por unanimidade)

O vereador busca através do deputado estadual Schiavinato, recursos para a pavimentação de aproximadamente três quilômetros de estradas rurais, compreendendo o trecho entre o perímetro urbano à Comunidade da Linha Graça Aranha. Conforme Antonio França, além da referida estrada ser utilizada pelos moradores das comunidades locais, é via de acesso ao Aterro Municipal, ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis e ao Canil Municipal, como também rota importante para o escoamento da produção agrícola local. Com uma extensão aproximada de 3km, o referido trecho é muito movimentado e necessita de melhorias que venham a proporcionar maior comodidade e rapidez nos deslocamentos diários necessários ao bom funcionamento das estruturas públicas instaladas, bem como, da população e da produção agrícola.

+Lombadas (153/2017)

Autor: Valdecir Fernandes – (aprovado por unanimidade)

Solicita ao prefeito Ricardo Endrigo, informações se há, no setor de obras ou planejamento, estudos para a instalação de um redutor de velocidade na Avenida 24 de Outubro, próximo ao Viaduto Vitor Hugo Heinzmann. Devido ao acesso da BR-277 para a Avenida 24 de Outubro, existente nestas proximidades, muitos veículos que transitam em velocidades incompatíveis com o limite, levando insegurança para todos que circulam por esta região, principalmente nos horários de início e termino das aulas dos colégios municipais e do expediente comercial. Estas características levaram moradores do bairro e pais de alunos há reivindicarem a instalação de um redutor de velocidade.

Matérias aprovadas em primeiro turno:

N.º004/2017 – Projeto de lei de autoria do vereador Pedro Ignácio Seffrin, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva West Soldiers Football.

N.º008/2017 – Projeto de lei de autoria dos vereadores Nelson José de Bona e Valdecir Fernandes, que denomina de “Ginásio de Esportes Professora Verônica Ferri Miranda” o Ginásio de Esportes da Escola Municipal Idalina Pasquotto Bonatto, localizado no Bairro Condá.

Inscrito para os pronunciamentos, o vereador Sidney aproveitou as festividades realizadas neste último sábado (28), para parabenizar o dia do funcionalismo público. “Por dez anos tive a grata satisfação de trabalhar como funcionário público, servindo a secretaria de saúde nas atribuições de motorista de ambulância, e hoje nada mais justo que homenagear a todos estes colegas. Parabenizar também a CEVAN/PMPR pelo culto de oração em nome de todos os servidores sendo eles a nível municipal, estadual ou federal”, destacou ele. Além de uma mensagem de reflexão, o vereador citou os policiais militares Diego Araújo e Jorge Fonseca, mortos no ano de 2014 em detrimento do cumprimento de suas funções.

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.