Trigésima Ordinária é conduzida com aprovação de todas as proposições em pauta

24/10/2017 - Atualizado em 24/10/2017 às 16:17

A Câmara de Vereadores chegou em 2017 a sua 30ª sessão ordinária. Oportunidade na qual registramos a aprovação, por unanimidade de votos, de sete novas proposições e o despacho de cinco indicações à Prefeitura. A sessão contou também com o uso da tribuna pelos vereadores Nelson José de Bona e Pedro Ignácio Seffrin, bem como com a posse do suplente Aurélio Tormes Pereira (Cabo Tormes) para o cargo de vereador, o qual assume os trabalhos legislativos pelo período de 30 dias, diante do pedido de licença do vereador Tarcísio Becker Sobrinho.

Matérias aprovadas em único turno:

Conclusão de obras (147/2017)

Autor: Nelson José de Bona – (aprovado por unanimidade)

Solicita informações do secretário de Obras, Eduardo Baratto, sobre a obra de recape asfáltico e construção de passeio público realizada na rua Minuano no bairro Condá, informando porque o passeio público foi interrompido próximo à intersecção com a rua Tupi. O vereador alega que a obra de recape já foi finalizada, entretanto, o mesmo não ocorreu com o passeio público próximo ao cruzamento das ruas Minuano e Tupi. Situação que necessita de uma vistoria in loco e notificação à empresa responsável.

Espera por melhorias (148/2017)

Autor: Valdecir Fernandes – (aprovado por unanimidade)

O vereador requer o envio de expediente ao prefeito Ricardo Endrigo, afim de saber se há previsão para a realização de melhorias na extensão da rua Rio Branco, no cruzamento com a avenida 24 de Outubro. Valdecir diz que os moradores solicitam a realização de serviços de cascalhamento e compactação do solo, até que seja realizada a pavimentação deste trecho, que segundo a população, há muito tempo não recebe qualquer tipo de melhoria.

Endereço não localizado (149/2017)

Autores: Antonio França e Sebastião Antonio – (aprovado por unanimidade)

Encaminhado ao prefeito Ricardo Endrigo e ao secretário de Administração, Erci Baldissera, questionam se, no setor de planejamento da Prefeitura, há projetos para a realização de melhorias na sinalização de trânsito das ruas, avenidas e praças de Medianeira. De acordo com Sebastião, há muitos anos se debate este assunto no município, porém, nenhuma medida é tomada. Situação que gera dificuldades para que visitantes e munícipes possam localizar seus destinos. Como sugestão, o requerimento indica a realização de parcerias com os proprietários de lotes de esquina e com a Copel para utilização dos postes e/ou dos muros ou paredes das edificações para a fixação das placas.

Cemitério Municipal (150/2017)

Autores: Antonio França e Sebastião Antonio – (aprovado por unanimidade)

Buscam informações junto ao prefeito Ricardo Endrigo e ao secretário de Administração, Erci Baldissera, quanto a existência de projeto, esteja este em fase de planejamento ou elaboração, que trate sobre a questão da realização de melhorias e readequações no Cemitério Municipal Jardim da Paz. Principalmente agora com a aproximação do Dia dos Finados, aumentam o número de reclamações e questionamento que a população encaminha aos vereadores sobre a situação do cemitério.

Matérias aprovadas em primeiro turno:

São três projetos de lei do Executivo Municipal (065/2017, 066/2017 e 067/2017), que tratam simultaneamente da abertura de crédito adicional ao orçamento vigente. Os valores são da importância de até R$ 4.232.000,00; R$ 2.066.000,00 e R$ 1.006.356,00, respectivamente.

Após a aprovação dos itens disponibilizados em pauta, o presidente abriu espaço para que os vereadores inscritos utilizassem da tribuna, conforme manda o regimento. O primeiro a falar foi o vereador Nelson José de Bona que agradeceu e comentou sobre a realização da convenção com eleição da nova direção executiva do PMDB no último sábado, dia 21.

“Este é um bom momento para refletirmos sobre que tipo de política queremos para o nosso município, hoje o que temos é esse grande constrangimento nas mídias, com políticos, de várias siglas partidárias, sendo acusados de envolvimento com a corrupção. Uma realidade que revela a verdadeira faceta de muitas pessoas, e que infelizmente causa o afastamento de homens e mulheres da política. Essa desconfiança generalizada expõe, mais uma vez, a missão de fazermos a diferença”, destacou de Bona. O vereador ainda comentou sobre a falta de representatividade hoje do PMDB no município, muito devido à falta de apoio de pessoas ligadas ao partido que no momento da eleição optam apoiar outras siglas.

Posteriormente, a palavra foi passada a Pedro Seffrin. Primeiro, o vereador noticiou que recentemente o Governo do Paraná sinalizou de modo positivo, diante das constantes solicitações encaminhadas através da Câmara Municipal de Medianeira, em favor da construção de um trevo na saída do município à Serranópolis do Iguaçu (PR-495). Local que, segundo o vereador, demanda de grande tráfego e já ocasionou, ao longo dos últimos anos, inúmeros acidentes com vítimas fatais. Seffrin também parabenizou a Administração Pública de Serranópolis pela realização do XI Arrancadão de Jericos, enaltecendo a iniciativa. Por fim parabenizou a Administração de Medianeira que, segundo índices recentes, figura entre as 100 cidades do Brasil que mais geraram empregos em 2017.

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.

Projeto de Lei do Legislativo baixado para as comissões permanentes:

N.º009/2017 - De autoria dos vereadores Nelson José de Bona e Valdecir Fernandes, que denomina de “Ginásio de Esportes Professora Verônica Ferri Miranda” o Ginásio de Esportes da Escola Municipal Idalina Pasquotto Bonatto, localizado no Bairro Condá, em Medianeira.