Idealizador da AMPP fala sobre projeto com vereadores em Sessão Ordinária

03/03/2016 - Atualizado em 09/05/2016 às 14:45

Durante a última sessão realizada na Câmara Municipal, o plenário recebeu a participação de Leomar Crestani, idealizador da AMPP (Associação dos Portadores de Parkinson), que fez uso da Palavra Livre no plenário para comentar sobre as intenções do projeto e pedir ajuda aos legisladores para que a Associação saia enfim do papel.

Leomar afirmou que a doença não escolhe raça, cor ou sexo, e já não mais assusta somente idosos. De acordo com ele, a constatação de casos em pacientes mais novos está crescendo e isso motiva muito mais para realizar um trabalho de conscientização junta a comunidade. “Este é o propósito de nossa associação, levar as principais características e consequências da doença a conhecimento de todos. Infelizmente não há atendimento especializado que atenda toda a demanda de uma região inteira, e isto é preocupante”, disse.

O idealizador também ressaltou que o portador de Parkinson sofre muito com o descaso no atendimento hospitalar, onde a falta de especialização gera transtornos que vão da dosagem errada de remédios ao desconhecimento de sintomas. “No Estado do Paraná somente Curitiba possui uma Associação que atua em prol do Portador de Parkinson. E nossa intenção é trazer para Medianeira, o que possa ser considerado um Núcleo Regional”.

A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, resultante da degeneração das células situadas em uma região do cérebro conhecida como substância negra. Elas são responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.