Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

ACIME se reúne com vereadores para tratar sobre CODEMED e feiras itinerantes

09/08/2017 - Atualizado em 09/08/2017 às 10:13

Na manhã desta terça-feira, dia 8 de agosto, a Câmara de Vereadores recebeu no gabinete presidencial, representantes comerciais do município. Na ocasião foi discutido sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Medianeira, que poderá vir a incorporar o atual Conselho Consultivo.

Sentados à mesa estavam Sebastião Antonio na posição de presidente da Câmara Municipal, os vereadores Antonio França e Valdecir Fernandes, o advogado da Casa Valmir da Silva (Miri), o presidente da Acime Lucas Eduardo Ghellere e o também presidente do Conselho Consultivo de Desenvolvimento Municipal de Medianeira, Leandro Scalabrin.

 

O PAPEL DO CONSELHO

O Conselho Consultivo é um órgão de consulta da administração pública, criado em janeiro de 2009, e se reúne pelo menos quatro vezes por ano para discutir planejamento estratégico relacionado ao desenvolvimento econômico e social do município a médio e longo prazo. O conselho analisa e opina sobre projetos econômicos e sociais; propõe projetos, planos e ações de desenvolvimento socioeconômico; avalia e acompanha as metas e resultados em setores como saúde, educação e segurança pública; e é vinculado diretamente ao gabinete do prefeito.

 

FEIRAS ITINERANTES

Outro assunto bastante discutido durante a reunião, e que gerou bastante repercussão por parte da população e comerciantes do nosso município neste início de mês foi a comercialização de produtos por feiras itinerantes, a exemplo do Mega Feirão do Brás que esteve presente em Medianeira no fim de semana passado.

A Acime pontuou os pontos prejudiciais que uma feira nestes moldes traz ao município, dentre os principais estão a concorrência desleal, vez que os produtos possuem origem e qualidade duvidosas sendo comercializados por um preço muito abaixo da média ofertada pelos lojistas; além de que todo o montante arrecadado acaba saindo do município, vez que os feirantes pouco investem e consomem aqui.

Neste sentido, durante a sessão de segunda-feira (7), o presidente da Câmara já havia advertido, via de ofício à Acime, que a Câmara associa-se a preocupação dos empresários com relação a realização de feiras itinerantes em Medianeira e propõe a formação de um grupo de discussão, onde estejam reunidos na mesma mesa os empresários e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, objetivando conceber ideias e propostas visando a regulamentação desse tipo de comércio no município.

Acesse o portal da transparência