Câmara de Vereadores: confira as proposições apresentadas na última sessão ordinária

19/06/2017 - Atualizado em 20/06/2017 às 11:14

Com uma pauta mais concisa que o habitual, a Sessão Ordinária desta segunda-feira (19) contou com grande participação popular. Onde os vereadores deste município aprovaram quatro novas matérias em único turno e outras duas em segundo turno. Além destas proposições, três indicações foram encaminhadas ao chefe do Poder Executivo Municipal.

Do público presente estavam os homenageados na mesma tarde em Sessão Solene, sendo estes: representantes do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz que recebeu os “Votos de Congratulações” e os Soldados da ROTAM, condecorados com o título de “Honra ao Mérito”; bem como, o ex-vereador Nelson de Oliveira; bombeiros civis; alunas do Colégio Estadual João Manoel Mondrone; e imprensa.

Matérias aprovadas em único turno:

Pavimentação asfáltica no Condá (101/2017)

Autor: Nelson José de Bona – (aprovado por unanimidade)

Solicita ao deputado federal Osmar José Serraglio, a viabilização de R$ 350.000,00 através de uma Emenda Parlamentar, recursos estes que deverão ser destinados à pavimentação asfáltica na Rua Belém (trecho entre a Av. Brasília e a Rua Castelo Branco) e na Avenida Primo Tacca (trecho entre a Av. Brasília e a Rua Palmital), ambas no Bairro Condá.

Nelson justificou em seu requerimento que as referidas vias estão deterioradas pela ação constante do tempo e do uso, dificultando a circulação dos veículos e tornando o tráfego lento e desconfortável para a população que reside na localidade.

Aumento da frota (102/2017)

Autor: Pedro Ignácio Seffrin – (aprovado por unanimidade)

O vereador requer o envio de expediente ao secretário de segurança pública do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, ao governador Beto Richa e a deputada Claudia Pereira, solicitando a viabilização de duas viaturas para a Polícia Civil. De acordo com o autor, a Delegacia de Polícia Civil de Medianeira atende também os municípios de Missal e Serranópolis do Iguaçu, tendo em seu patrimônio somente duas viaturas, o que impede o efetivo de um trabalho mais amplo e ágil.

“É de conhecimento de todos que o município, dividido pela Rodovia BR-277, serve de caminho para marginais provenientes de outras regiões do Brasil ou mesmo de outros países fronteiriços, que utilizam-se de rotas alternativas para abrir fuga dos crimes praticados, especialmente o tráfico de drogas”, comentou no requerimento.

Falta de água potável (103/2017)

Autor: Antonio França Benjamim – (aprovado por unanimidade)

O secretário requer o envio de expediente ao prefeito Ricardo Endrigo, e ao secretário de Obras Eduardo Baratto, solicitando informações sobre o projeto para a perfuração de um novo poço artesiano comunitário no Ocoy Federal.

O requerimento vem de encontro com a grande expectativa de 12 famílias que habitam na Comunidade e estão convivendo com o problema da falta de água potável. O vereador informou ainda, que as lideranças do Ocoy Federal apresentaram recentemente o problema para o prefeito, vindo a sinalizar positivamente quanto a perfuração deste poço.

Condições do Rio Bolinha (104/2017)

Autor: Sebastião Antonio – (aprovado por unanimidade)

O autor requer do prefeito Ricardo Endrigo, informações sobre as condições estruturais da canalização do Rio Bolinha, bem como, especificações sobre quando ocorreram tanto as últimas manutenções preventivas quanto as corretivas e quais serviços foram necessários e já realizados neste sentido.

O presidente comentou que foi procurado por populares com reclamações sobre o referido córrego e que, após visitação in loco, constatou que a estrutura sofre com a erosão da ação da água em diversos pontos. De acordo com ele, a canalização do Rio Bolinha foi executada entre os anos de 2000 e 2001, situação que certamente demanda de reparos.

Matérias aprovadas em segundo turno:

De autoria dos vereadores Pedro Ignácio Seffrin, Sidney França e Valdecir Fernandes, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 033/2017 dispõe sobre a inclusão do art. 214-A à Lei Orgânica Municipal, com a seguinte redação: “Art. 214-A. Lei Municipal disporá sobre as normas municipais para o exercício da atividade privada de prevenção e combate à incêndios”.

Projeto de Lei do Legislativo nº 003/2017, de autoria dos vereadores Sebastião Antonio e Sidney França, que denomina de “Praça João Manoel Mondrone” o logradouro público localizado na Avenida José Callegari, confluência com a Rua Mato Grosso e a Rua Rio de Janeiro.

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.