Vereadores participaram de conferência nacional sobre "Reforma Política no Brasil"

13/06/2017 - Atualizado em 13/06/2017 às 15:37

O presidente da Casa, Sebastião Antonio e o 1º secretário, Antonio França, estiveram em Foz participando na semana passada, da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Com o tema voltado para “O Brasil e suas reformas”, o evento abordou discussões sobre a relevância do poder legislativo estadual, a crise nos estados e as soluções, as reformas política e trabalhista.

É a primeira vez que o Paraná sedia a conferência. Mais de 1,8 mil pessoas, entre governadores, ministros, senadores, deputados, vereadores, prefeitos, servidores e estudantes do Brasil e do exterior participam do evento. O painel contou com palestras de cinco governadores de Estado: Beto Richa (PR), Geraldo Alckmin (SP), Marcone Perillo (GO), Wellington Dias (PI) e Raimundo Colombo (SC).

Este intercâmbio de experiências proporciona aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados. O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

Dentre os palestrantes também estavam o ex-ministro da Justiça, Osmar Serraglio; o consultor econômico, Maílson da Nóbrega; o cientista Político, Paulo Kramer, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Odacir Klein; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Moisés Pessuti, e a coordenadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Georgia Nunes. O mediador oficial de todo o evento foi o jornalista Heraldo Pereira.