Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Câmara de Vereadores: confira as proposições apresentadas na última sessão ordinária

05/06/2017 - Atualizado em 05/06/2017 às 17:12

No encontro semanal com os vereadores, realizado regularmente às 15 horas de toda as segundas-feiras, os legisladores do município apreciaram e discutiram nesta tarde em plenário a aprovação de seis novas matérias. Também foram despachadas duas indicações que serão encaminhadas ao chefe do Poder Executivo Municipal.

 

Matérias aprovadas em único turno:

Reformas na Avenida Brasil (092/2017)

Autor: Sidney França – (aprovado por unanimidade)

O vereador requer do prefeito Ricardo Endrigo e do secretário municipal de obras Eduardo Baratto, informações se há estudos para a realização de reformas nas calçadas e na ciclovia da Avenida Brasil, trecho entre a Rua Bahia e a UTFPR Campus Medianeira.

É um perímetro de grande fluxo da população medianeirense, sendo via de acesso a estabelecimentos públicos e privados de vários segmentos. Sidney também alega que as calçadas e a ciclovia estão deterioradas pelo uso e ação do tempo, apresentando falhas e imperfeições que obrigam ciclistas e pedestres a estarem desviando, situação de grande risco de acidentes.

 

Emenda para reforma de hospital (093/2017)

Autor: Pedro Ignácio Seffrin – (aprovado por unanimidade)

Requer o envio de expediente ao deputado federal Fernando Giacobo, com cópia à Direção do Hospital, solicitando a viabilização três milhões de reais junto ao Ministério da Saúde, através de Emenda Parlamentar, para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz de Medianeira. Seffrin justifica que o hospital possui projeto para reforma e ampliação de suas instalações antigas, necessitando de uma grande reforma para que sejam adaptadas às necessidades de atendimento e demandas atuais do mesmo.

 

Pavimentação de estradas rurais (094/2017)

Autor: Pedro Ignácio Seffrin – (aprovado por unanimidade)

Requerimento destinado ao deputado Giacobo, ao diretor da Itaipu Binacional, Marcos Antonio Baumgartner e ao prefeito Ricardo Endrigo, solicitando a viabilização de recursos junto a Itaipu Binacional para investir em pavimentação no município. Conforme o autor, há anos a Itaipu não realiza grandes investimentos aqui, principalmente se tratando de infraestrutura, como pavimentação e readequação de estradas rurais.

“Com a chegada da nova diretoria, nota-se o interesse em projetos que visam a realização de investimentos nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Em reunião com o diretor Marcos e com o deputado Giacobo, reivindicamos a realização de 20km de pavimentação rural, cujos trechos serão definidos em conjunto com a Administração Municipal. Medianeira necessita de mais investimentos em pavimentação para as estradas rurais por tem forte laço econômico na agropecuária”, frisou.

 

Pista de skate (095/2017)

Autor: Pedro Ignácio Seffrin – (aprovado por unanimidade)

Solicita ao secretário municipal de administração Erci Baldissera e ao diretor de planejamento, José Carlos de Lima, informações sobre o andamento do projeto de reforma da pista de skate e da Praça Ângelo Darolt com os recursos já empenhados de R$ 250.000,00, destinados ao município através de emenda do deputado federal Fernando Giacobo, visando exclusivamente a reforma e construção de uma nova pista.

Seffrin comunicou que os skatistas estão cobrando informações sobre a execução deste projeto, tentando, de certa forma, tumultuar e desqualificar o processo, em função do tempo que está demandando esta execução. Porém de que foi informado, que o Executivo já abriu o processo de licitação para que ocorra ainda nesta semana, o que certamente agilizará de uma vez a continuidade deste projeto”, colocou.

 

Falando em estradas rurais... (096/2017)

Autor: Antonio França Benjamim – (aprovado por unanimidade)

Expediente enviado ao deputado federal Dilceu Sperafico, solicitando a viabilização de recursos para a pavimentação de estradas rurais que servem para escoar a produção agrícola e também são vias de acesso a pontos turísticos do município, sendo: 500 metros na Comunidade Espigão do Norte; 600 metros na Comunidade Linha Ouro Verde; 1000 metros na Comunidade São Miguel Arcanjo; 1200 metros na Comunidade Ocoy Federal, acesso à imagem de Nossa Senhora das Graças.

Com melhores estradas certamente haverá um incremento na quantidade de clientes e visitantes, permitindo que os proprietários dos estabelecimentos considerados pontos turísticos realizem investimentos em suas estruturaras de atendimento. A melhora das estradas irá melhorar também o acesso de insumos e o escoamento da produção agrícola, garantindo desenvolvimento econômico ao município, disse o vereador.

 

Interior de Maralúcia (097/2017)

Autor: Aristeu Elias Ribeiro – (aprovado por unanimidade)

A matéria busca do prefeito Ricardo Endrigo, informações sobre os estudos até então já realizados no sentido de pavimentar a estrada que liga o distrito de Maralúcia à Comunidade de Santa Rita. Conforme o autor o deputado federal Assis do Couto já destinou recursos para a realização de pavimentação poliédrica no referido trecho.

A estrada não oferece segurança aos motoristas, principalmente em dias chuvosos, condição que a deixa escorregadia, facilitando a ocorrência de acidentes, principalmente com veículos pesados utilizados por agricultores da região no transporte de aves, suínos, leite e grãos.

 

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.

http://camaramedianeira.pr.gov.br/downloads/pauta_da_15a_sessao_plenaria_deliberativa_ordinaria_dia_05-06-2017.pdf

 

Projetos baixadas para as comissões permanentes:

Resolução 003/2017, de autoria dos Vereadores Sidney França, Aristeu Elias Ribeiro, Antonio França Benjamim, Nelson José de Bona, Pedro Ignácio Seffrin, Tarcísio Becker Sobrinho, Valdecir Fernandes e Valdir Candido de Oliveira, que acrescenta o Parágrafo único ao art. 32 do Regimento Interno com a seguinte redação: “Parágrafo único. Independentemente do número de protocolos e ressalvadas as exceções previstas neste Regimento Interno, poderão figurar na pauta da ordem do dia somente dois requerimentos e duas indicações de cada Vereador, por sessão ordinária.”

Lei do Legislativo nº 003/2017, de autoria dos Vereadores Sebastião Antonio e Sidney França, que denomina de “Praça João Manoel Mondrone” o logradouro público localizado na Avenida José Callegari, confluência com a Rua Mato Grosso e a Rua Rio de Janeiro.

Acesse o portal da transparência