27 anos de Yanten, conheça um pouco deste movimento social

30/05/2017 - Atualizado em 30/05/2017 às 10:17

Inscrita para utilizar a TRIBUNA LIVRE desta Casa de Leis, durante a sessão ordinária da tarde de ontem (29), Roseli Turcatel, como presidente do Centro Popular de Saúde Yanten, usou o espaço para divulgar a campanha da “I Semana de Fitoterapia”, bem como para enfatizar um pouco sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos 27 anos do Centro Yanten.

Mas o que é o Yanten?

Instituído em meados de 1990 com apoio da Paróquia Nossa Senhora Medianeira, o Centro surgiu em meio a ascensão de movimentos sociais liderados por mulheres que visavam a formação em saúde e a luta das mulheres por todo o Paraná. Roseli comentou que foram passos importantes no desenvolvimento de atividades educacionais em saúde, com formações e cursos anuais para grupos locais e pessoas vindas de outras regiões, para o uso certo das plantas medicinais para o bem da saúde. O que tornou hoje desta associação sem fins lucrativos, referência no assunto.

Mais informações acesse AQUI.

Das atividades desenvolvidas:

São trabalhos contínuos através de eventos populares; na elaboração de materiais educativos; parcerias com organizações sociais nas lutas populares; assessoria aos grupos de mulheres do município e região; realização de Cursos de Fitoterapia; incentivo à produção de alimentos orgânicos e de plantas medicinais inseridos na agricultura familiar; palestras nas Escolas e em outros espaços coletivos sobre Educação Ambiental.

A primeira semana fitoterápica será realizada de 5 à 9 de junho, e serão várias atividades com grupos específicos na promoção do conhecimento sobre ervas. Estudantes do ensino médio e universitários estarão recebendo palestras, além de visitas técnicas realizadas através das unidades básicas de saúde.