Câmara de Vereadores intensifica digitalização de documentos

04/05/2017 - Atualizado em 04/05/2017 às 11:48

A atual gestão da Câmara Municipal (Biênio 2017/2018) segue com a digitalização de documentos físicos, agora com a disponibilidade de servidores designados especificamente para atender a grande demanda de proposições que se encontram no arquivo morto. Tal medida garante tanto agilidade como mais transparência aos procedimentos realizados no âmbito do Poder Legislativo do nosso município.

O que isso significa!?

A digitalização é o processo de conversão de documentos físicos em formato digital. Este processo dinamiza o acesso e a propagação das informações entre os funcionários da Câmara Municipal, bem como à população, que dispõe da visualização instantânea das imagens dos documentos através da internet, com possibilidade de impressão e do arquivamento pessoal.

Por meio de um trabalho contínuo, que se iniciou em 2012, já foram digitalizados todos os registros pertinentes aos departamentos financeiro e pessoal. No presente momento, os trabalhos estão voltados para a digitalização de documentos referentes ao Processo Legislativo a partir de 1962.

Entre as vantagens deste serviço, destacou o presidente Sebastião Antonio, está a facilidade de acesso e de distribuição dos documentos internos, redução de custos com a recuperação e duplicação, preservação do arquivo físico e integração de dados ativos e históricos. “Propomos colocar em dia a digitalização dos documentos mais antigos e que ainda não foram processados, onde determinamos que o processo de digitalização, nesta gestão, deva ser contínuo e ininterrupto”, destacou.

Dever legal

A prestação de serviços públicos por meio eletrônico, além de estar em completa consonância com as possibilidades tecnológicas que possuímos hoje, também atende ao princípio da eficiência e da publicidade, conforme previsto na Constituição Federal.