Câmara de Vereadores: confira as proposições apresentadas na última sessão ordinária

24/04/2017 - Atualizado em 24/04/2017 às 17:03

No encontro desta semana, os vereadores apreciaram e aprovaram por unanimidade seis novos requerimentos. Nesta sessão ordinária também foram despachadas oito indicações que serão encaminhadas ao chefe do Poder Executivo Municipal.

A sessão ficou marcada como evento teste no lançamento da transmissão ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook. Ausentes na IX sessão os vereadores Pedro Ignácio Seffrin e Tarcisio Becker Sobrinho.

Antes de iniciar com a “Ordem do Dia”, o munícipe Dario Theobaldo Werlang, inscrito nos termos da Resolução nº 003/1994, utilizou da Tribuna Livre para falar sobre a falta de fornecimento de água por parte da Sanepar nos Bairros Jardim Laranjeiras e Jardim Irene.

Após o despacho das indicações pelo secretário da Mesa, os vereadores entoaram os parabéns para o vereador Valdecir Fernandes, que comemora aniversário no dia de hoje.

Matérias aprovadas em único turno:

Adequação da Rua Santa Rita (054/2017)

Autor: Sidney França – (aprovado por unanimidade)

Requer informações da Administração Pública, através do prefeito Ricardo Endrigo, sobre quais providências já foram tomadas até o momento com relação a indicação n.º 005/2017, encaminhada anteriormente ao Poder, cobrando a solução do problema vivenciado pelos moradores da Rua Santa Rita, no trecho entre a Avenida João XXIII até o fim da Rua no Loteamento Pavan.

Conforme o autor da proposta, a Rua Santa Rita além de não ter saída é também bastante estreita, situação que impossibilita o tráfego entre dois veículos lado a lado. O vereador salienta que o fato tem gerado constantes transtornos aos moradores da localidade, e que os mesmos inclusive já realizaram um abaixo-assinado cobrando a adequação imediata.

Abertura da Rua Porto Alegre (055/2017)

Autor: Sidney França – (aprovado por unanimidade)

Requer o envio de expediente ao prefeito Ricardo Endrigo, solicitando informações sobre quais medidas foram tomadas com relação a Indicação nº 046/2017, que solicita a abertura da Rua Porto Alegre, a partir do cruzamento com a Rua Mato Grosso, no Bairro Parque Independência.

Segundo a Lei que instituiu o sistema viário do Município, a rua já deveria estar aberta e servindo a população, porém, as 16 famílias residentes nesta área continuam a sofrer com dificuldades no acesso às suas residências. Apesar do pouco tempo decorrido desde o encaminhamento da indicação, Sidney alega tratar-se de uma questão urgente.

Bazar em prol do Lar dos Idosos (056/2017)

Autor: Pedro Ignácio Seffrin – (aprovado por unanimidade)

Requer junto ao delegado da Receita Federal de Foz do Iguaçu, Rafael Rodrigues Dolzan, a doação de dois containers de mercadorias apreendidas para o Lar dos Idosos. O vereador explicou que atualmente a Fundação Jandira Áurea Zílio é responsável pelo cuidado de 36 idosos, fornecendo em média 200 refeições diariamente além de uma grande demanda de medicamentos, fraldas, entre outras necessidades dos idosos.

A renda que é destinada à Fundação não é suficiente para suprir todos os seus custos, necessitando de ajuda através de doações e atividades complementares. Um bazar de mercadorias apreendidas pela Receita seria de grande proveito para suprir as necessidades momentâneas da entidade.

Trevo na PR-495 (057/2017)

Autor: Pedro Ignácio Seffrin – (aprovado por unanimidade)

Requer o envio de expediente à deputada estadual Claudia Pereira e ao diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR), Nelson Leal Junior, solicitando a viabilização de recursos, junto ao Governo do Estado, para a elaboração de projeto visando a implantação de um trevo na PR-495, entrada para a Comunidade Dourado, que dá acesso a Unidade Receptora de Grãos da Cooperativa Agroindustrial Lar. O vereador requer ainda, a instalação de galerias pluviais e o recape asfáltico da estrada que dá acesso a referida unidade.

O referido local possui grande fluxo de veículos, principalmente caminhões em época de colheita, que se deslocam à Unidade Receptora de Grãos e enfrentam dificuldades para entrar e sair da rodovia. O trecho entre a rodovia e a unidade receptora necessita de recape asfáltico e instalação de galerias pluviais, pois em dias chuvosos a estrada, que não possui bom escoamento, se torna perigosa, potencializando o risco de acidentes.

Estacionamentos em diagonal (058/2017)

Autor: Valdecir Fernandes – (aprovado por unanimidade)

Solicita ao prefeito Ricardo Endrigo e ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Mauro Alves Pinto, informações a respeito da abertura de estacionamentos em diagonal no canteiro central da Avenida José Callegari, em frente à Câmara Municipal, se o mesmo já foi incluso no orçamento de 2017, ou ainda, se está em análise pelo Medtran.

Acessibilidade (059/2017)

Autor: Valdecir Fernandes – (aprovado por unanimidade)

Requer junto ao presidente da Associação Empresarial de Medianeira (ACIME), Lucas Eduardo Ghellere, informações sobre o atendimento, nas instalações da Associação, à Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que em seus Artigos 11, 12 e 12-A, estabelece os requisitos de acessibilidade a serem observados nos edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo.

O vereador mencionou que em visita recente a ACIME, observou que haviam indícios de que providências estavam sendo tomadas para a instalação de um elevador na instituição. Situação confirmada pelo presidente da Associação tornando-a mais acessível à população. Como solicitado anteriormente, o vereador requer que seja informado se, além da instalação do elevador, outras medidas foram ou serão tomadas e, para quando está prevista a conclusão da referida obra.

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.