Aprendizagem na Prática com Matheus Toledo Pereira Della Pasqua

14/03/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 16:00

Para fechar o quadro “Aprendizagem na Prática”, apresentamos hoje o estagiário do gabinete presidencial, Matheus Toledo Pereira Della Pasqua. Estudante de Direito na UDC – Campus Medianeira, ele é responsável pela agenda e recados do nosso Presidente Pedro Seffrin. Com 20 anos, quer seguir carreira como Delegado da Polícia Civil.

1) Sobre o programa de estágio da Câmara Municipal, o que você considera sobre? No modelo que está sendo oferecido o estágio o que pode ser melhorado?

- “O programa de estágio visa dar oportunidade de emprego e de aprendizado aos universitários, principalmente frente a dificuldade que o jovem possui, nos dias atuais, de buscar o primeiro emprego. Mas na Câmara Municipal observamos o Legislativo dando exemplo a empresas, que muitas vezes, fecham as portas para os mais novos. Portanto, o programa de estágio aqui é benéfico para ambas as partes, o estagiário em busca de aprendizado em sua área e a Câmara que além de trazer acadêmicos para seu corpo de funcionários tem um gasto mais ameno. É o primeiro ano de estágio, mas com a boa administração é difícil ocorrer problemas, e é o que encontrei aqui quando iniciei estagiando, um lugar organizado onde posso realizar minha função sem nenhum problema e preocupação com outros assuntos”.

2) O que representa o estágio para você, e como o vê contribuir para sua formação acadêmica?

- “A uma frase que resume tudo: “o trabalho dignifica o homem”, com o estágio não seria diferente. A cada dia, a cada desafio encontrado somamos conhecimento, acredito na ideia de Jhon Locke sobre a “tabua rasa”, que a cada coisa que vivenciamos moldamos esta tabua, onde o conhecimento é lapidado”.

3) Qual sua opinião sobre a gestão da Câmara Municipal?

- “É uma gestão que busca a transparência, eficiência e acima de tudo é aberta ao povo, pena que a sociedade tem pouco interesse com a Câmara Municipal. Quando o cidadão vem até nós, geralmente é para buscar alguém para ajudar com algum interesse particular e considero vergonhoso e desastroso encontrar isso nos dias atuais”.

Percebe-se que o Matheus expressa muito bem seus ideais. Parabéns pela determinação e obrigado pela participação. Agora a população medianeirense fica sabendo um pouco mais a respeito de cada estagiário da Casa, onde terão a certeza de que serão bem atendidos. Ficamos por aqui, até a próxima! :)