Observatório Social do município faz apontamentos à Câmara Municipal

14/03/2017 - Atualizado em 14/03/2017 às 14:48

Em uma reunião breve, porém proveitosa no início da tarde de ontem (13), os vereadores e servidores da Casa Legislativa participaram no plenário, de uma reunião agendada com o Observatório Social de Medianeira. Compareceram ao evento: o presidente da entidade, Darling Bosco, a secretária Rosane de Andrade e o estagiário Marcos Mazzurana.

Os fiscais apresentaram dados comparativos de uma avaliação realizada com a gestão da Câmara de Vereadores, bem como apontaram indicações de medidas que viabilizem uma maior contenção de gastos dentro do Poder Público Municipal.

Dentre os principais assuntos, foi discutido sobre o custo das diárias; as gratificações oferecidas a funcionários ainda em estágio probatório; sobre o número de cargos comissionados e a manutenção no número de vereadores, com o aumento de 9 para 13 cadeiras, aprovado em sessão realizada na gestão passada.

De acordo com o presidente Sebastião Antonio, a Câmara Municipal de Medianeira aposta na ampla divulgação e transparência dos atos legislativos, com todos as informações disponíveis à população através do Portal da Transparência. O presidente frisou que está no início de uma nova gestão e que toda uma reestruturação administrativa está sendo estudada englobando todas as questões apresentadas pelo Observatório.

Como opera o Observatório Social do Brasil?

Trata-se de uma instituição independente, considerado como um órgão de controle social, que tem como meta fiscalizar os gastos públicos, evitando o desperdício de recursos. Profissionais de diversas áreas trabalham voluntariamente e formam o corpo diretivo da instituição, algumas entidades que representam a sociedade civil, também participam. O Observatório está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros.