Reunião é realizada para dar continuidade ao Parlamento Jovem

15/03/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 15:59

Para dar continuidade ao projeto “Parlamento Jovem”, lançado através da resolução n.º 003/2013 de 1º de outubro de 2013, o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Seffrin e o Diretor do Departamento de Processo Legislativo, Rodrigo Hebel, estiveram reunidos nesta manhã, com diretores e representantes de várias escolas estaduais ou entidades educacionais do município. Para conversar sobre o projeto que tem por objetivo estimular a conscientização política dos jovens medianeirenses, aproximando o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal com as salas de aula.

Participaram da reunião, Darlan Chiamulera, do Colégio Estadual Mondrone; Hélen Bonato, José Luiz Stürmer e Yuri Loyo Paruche, membros da diretoria do Rotaract Universitário; Rosane T. Cagliero do Colégio Estadual Costa e Silva; Janete Marques do Colégio Estadual do Campo Maralucia; Edilce Antoniolle Pereira do Colégio Estadual Tancredo Neves; Giovana Bonatto e Ana Paula Agostinetto do Colégio Olavo Bilac; Flaviano Oparacz e Ana Paula Hebel do Semear.

O presidente agradeceu aos diretores por aceitarem o convite e levarem o projeto até os mais jovens. Participarão do Parlamento Jovem, estudantes com idade a partir dos 12 anos, que estejam matriculados e que sejam escolhidos para representar os melhores projetos de cada instituição.

Nove estudantes vão exercer o papel de vereador, debatendo em plenário suas opiniões e defendendo suas proposições. Onde serão escolhidos três projetos do Parlamento Jovem que virarão lei, depois de passarem pelas mãos dos vereadores e inclusive do Prefeito. O “mandato” dos "Jovens Vereadores" será de um ano, e cada um poderá escolher um vereador titular para padrinho, a fim de ajudá-lo no encaminhamento de proposições e no exercício do mandato.

Pedro garantiu que programa Parlamento Jovem é apartidário e tem por objetivo levar para fora da Câmara Municipal um pouco do que é vivenciado no plenário. “O Legislativo é uma das instituições mais importantes do município, pois decide sobre vários aspectos que diz respeito à vida de todos através das leis que aqui são aprovadas, e a população precisa se aproximar mais da Câmara Municipal. A juventude, por exemplo, demonstra menos interesse a cada dia pela política, o que é um problema sério. Portanto, precisamos da participação efetiva da sociedade”, completou o presidente.

Após a apresentação de todas as etapas do projeto pelo Diretor Rodrigo Hebel, o espaço foi aberto para que os diretores apresentassem suas considerações e opiniões, bem como sanassem eventuais dúvidas.