Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Câmara Municipal está em regularidade com todas as exigências para análise da Gestão Fiscal do Tribunal de Contas

08/11/2016 - Atualizado em 08/11/2016 às 15:16

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná, por meio do Sistema de Informações Municipais – SIM, divulgou recentemente em seu portal, a Análise da Gestão Fiscal, que avaliou os critérios de competência do Poder Legislativo Municipal de Medianeira referentes ao 1º semestre de 2016.

A Câmara de Vereadores demonstrou regularidade diante de quatro itens avaliados, sendo estes: a Declaração de Audiência Pública do Poder Legislativo; a Publicidade do Relatório de Gestão Fiscal do Poder Legislativo; a Transparência, em conformidade com a Lei Complementar 131/09; e das Despesas com Pessoal do Poder Legislativo.

Deste modo, a Coordenadoria de Fiscalização Municipal considerou que, os pressupostos contidos nas normas disciplinadoras da matéria, foi concluído que o Poder Legislativo de Medianeira atendeu de forma satisfatória às exigências técnicas e legais atinentes à Gestão Fiscal.

 

O que é o SIM

Visando dar agilidade ao processo de preparação dos dados e de sistematização na coleta de informações necessárias ao exercício do controle externo na área municipal, o Tribunal de Contas, por meio do Sistema de Informações Municipais - SIM, deu um importante passo para a modernização da análise das contas públicas municipais.

Todas estas informações irão compor a Prestação de Contas Anual do exercício financeiro correspondente, subsidiando a análise dos demais sistemas de controle externo implementados pelo Tribunal de Contas. Configura-se o SIM num amplo instrumento de planejamento para a realização de programas de auditorias.

A implementação do Sistema estimula as administrações municipais para que exerçam suas atividades de forma racional, ordenada, honesta, equilibrada e regular sob a égide dos princípios de Administração da legalidade, legitimidade e publicidade, constituindo-se, ainda, em eficiente mecanismo auxiliar às atividades de Controle Interno.

Acesse o portal da transparência