Hugo Zadinello: Gente da nossa gente, exemplo de superação

06/07/2016 - Atualizado em 18/07/2016 às 15:53

O Título de Cidadão Honorário de Medianeira é outorgado como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservado e manifeste sentimentos de cidadania, que são todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Para ser condecorado, faz-se necessário que o homenageado tenha lutado em defesa da população sem objetivar tão somente o lucro.

É nesse sentido que a Câmara Municipal de Vereadores resolveu condecorar com o título de Cidadão Honorário, através de Decreto Legislativo aprovado por unanimidade dos parlamentares em sessão ordinária, àquele que construiu um grande império recolhendo cada pedra que esteve em seu caminho. Empreendedor respeitado pelos colaborados por sua humildade e que gerou ao município inúmeros empregos, Sr. Hugo Zadinello.

A história de Hugo Zadinello surpreende por sua trajetória de superação. Um homem nascido em Serafina Corrêa – RS, que chegou em Medianeira ainda em 1965. Casado há 39 anos com Lucila Sandi Zadinello e pai de três filhos: Giovanna, Roberta e Ricardo, Hugo Zadinello trabalhou dos 15 aos 20 anos ajudando a família na criação de suínos.

O sucesso da Ninfa Alimentos começou de baixo, mais precisamente do chão. Onde trabalhou como faxineiro, em troca de cama e comida, na panificadora que dias mais tarde se tornaria sua. Com muito esforço e vontade de vencer na vida e motivado pelo sonho de ir mais longe, aos 20 anos Hugo adquiriu junto de sua família a Panificadora Real, mesmo sem terem qualquer conhecimento sobre panificação.

Em 71, mudaram o nome para Panificara Ninfa. Mesmo com pouca farinha em estoque e com apenas uma máquina, Hugo e seus irmãos faziam os pães e saiam com uma bicicleta adaptada para vender a produção de porta em porta. Em menos de quatro anos já estavam abrindo uma filial em Matelândia, somando 30 funcionários e a capacidade de atender os municípios entre Vera Cruz do Oeste à Fo do Iguaçu.

Do sucesso no ramo de panificação, surgiu o desejo de industrializar biscoitos, e em 1979 os irmãos Zadinello fundavam a fábrica de biscoitos Ninfa Ltda., que iniciou suas atividades com cinco funcionários e produzindo 1,900kg/dia de biscoitos. Já a panificadora continuou operando até 1983. Uma década depois, a qualidade da marca já oportunizava a inauguração de uma unidade fabril em Goioerê, PR.

Em 96, seus irmãos se desvinculam do grupo, e Hugo Zadinello, junto com a sua família e equipe passam a comandar a Ninfa Alimentos, impulsionando a empresa a explorar novos mercados. Época em que a fábrica já produzia cerca de 360 toneladas de biscoitos mês e empregava 140 colaboradores. Nos anos de 2008 e 2009 lançou as linhas de refresco em pó e massas. Com capacidade de produção atual de 5 mil toneladas mês.

O sucesso do produto atinge hoje 16 estados brasileiros e Distrito Federal, além de exportar para outros países do Mercosul, como Uruguai e Paraguai. Dos 37 anos de empreendimento e sempre ao lado de seus 750 colaboradores, Hugo também se destacou na participação das principais entidades de nosso município.

Sempre esteve engajado na luta de classe dos empresários de Medianeira. Realiza anualmente a Festa Junina dos Apaexonados, com renda destinada totalmente à Apae. Participa do Conselho Comunitário da Igreja Matriz e colabora frequentemente nos eventos promovidos pela comunidade católica. É rotariano e atualmente também preside o Círculo Italiano de Medianeira.

Por esse histórico de empreendedorismo e luta social, com participando no desenvolvimento do município e agraciado pela simpatia da população medianeirense, que a Câmara Municipal concederá no dia 15 de julho, em Sessão Solene a ser realizada, juntamente com outras personalidades municipais, o título de Cidadão Honorário à Hugo Zadinello.