Ademir Matté: Uma história construída sob pedras sólidas

04/07/2016 - Atualizado em 18/07/2016 às 15:53

O Título de Cidadão Honorário de Medianeira é outorgado como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservado e manifeste sentimentos de cidadania, que são todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Para ser condecorado, faz-se necessário que o homenageado tenha lutado em defesa da população sem objetivar tão somente o lucro.

É nesse sentido que a Câmara dos Vereadores resolveu condecorar com o título, através de Decreto Legislativo aprovado por unanimidade dos parlamentares em sessão ordinária, uma pessoa que desempenhou fundamentais atividades em prol do desenvolvimento de nossa cidade e corroborou efetivamente na contratação de milhares de pessoas, Sr. Ademir Matté.

Nascido em 1949, na cidade de Erechim, RS. Ademir dá exemplo de que a dedicação é a maior chave para o sucesso. Sempre muito aplicado, com apenas 24 anos de idade estava concluindo o seu segundo curso à nível superior. Primeiro, graduou-se em contabilidade. Entretanto, sua vocação foi mesmo despertada pela engenharia civil.

Sua história com Medianeira tem início um ano após concluir os estudos, em 1974. Influenciado por familiares e amigos que já residiam neste município, Ademir decidiu junto de seu irmão mais novo, Adelar, se aventurar longe dos pais com o desejo de crescer e prosperar. Medianeira os acolheu tão bem que logo toda a família resolveu mudar-se para cá.

Ademir iniciou as atividades profissionais na cidade com a construtora Engenharia Matté, e por dois anos trabalhou como funcionário da prefeitura de Medianeira, época de grande expansão, onde foram edificados diversos colégios, e tantas outras obras relevantes como o Ginásio de Esportes e a Rodoviária Municipal.

Instalada na Avenida 24 de Outubro desde 1988, a empresa concentra suas atividades na indústria de pré-moldados de concreto e artefatos de cimento. O empreendimento foi tão promissor ao longo das décadas que se seguiram, que a expansão do serviço para cidades circunvizinhas como Cascavel, São Miguel, Santa Helena e Foz do Iguaçu foi indispensável.

O sucesso nos negócios acompanhou a solidez no matrimonio com Marilene Neuenfeldt, casados até hoje, e perante a satisfação de ter três filhos com ela: Letícia, André e Tiago Matté. O trabalho em prol de entidades beneficentes e de classes sempre foram relevantes na vida deste cidadão que pouco mediu esforços para contribuir com o desenvolvimento social e econômico de Medianeira.

Sua participação na comunidade foi de grande destaque, especialmente no Lions Clube de Medianeira, onde por muitos anos contribuiu com seu trabalho voluntário e de grande liderança através do cargo de presidência dentre outras funções que assumiu. Também presidiu o Medianeira Country Clube e a Acime, entidades em que participou de forma relevante para a construção de suas atuais sedes.

Admirável pelos seus gestos, Ademir esbanja saúde para seguir em frente aos 67 anos. Por esse histórico de luta social, que a Câmara Municipal concederá no dia 15 de julho, em Sessão Solene a ser realizada, juntamente com outras personalidades municipais, o título de Cidadão Honorário a Ademir Matté.