Legislativo aprova concessão de uso de bem público para sediar Associação Medianeirense de Portadores de Parkinson

01/07/2016 - Atualizado em 18/07/2016 às 15:50

Parkinson é uma doença degenerativa e progressiva que não tem cura, mas possui tratamento. Os sintomas clínicos são detectados quando já houve a morte de mais de 80% das células produtoras de uma substância que é muito importante para o perfeito funcionamento dos movimentos, a Dopamina. Anteriormente, pacientes de nosso município e região necessitavam buscar auxílio nas cidades circunvizinhas de grande porte, uma dificuldade que agora passa a ser superada.

Visando corroborar com o tratamento de pessoas que sofrem com este mal silencioso, a Câmara Municipal de Medianeira aprovou por unanimidade, durante a 9ª sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (30), o Projeto de Lei de nº 20/2016. De autoria do Poder Executivo Municipal, o texto autoriza a concessão de uso de bem público pertencente ao município, para realização de reuniões pela Associação Medianeirense de Portadores de Parkinson – AMPP.

Fundada pelo conterrâneo e portador do Mal de Parkinson, Liomar Crestani. A entidade tem como objetivo congregar pessoas que sofrem do mal de Parkinson, promover atividades e serviços de assistência, colaborar e manter contatos com órgãos públicos e privados dedicados à saúde pública. É provável que o Parkinson afete uma a duas pessoas em cada grupo de 100 indivíduos acima de 65 anos e uma a duas pessoas a cada 1.000 abaixo dos 60 anos

O local cedido pela Prefeitura é a Academia ao Ar Livre, localizada na Rua Brasiliana, ao lado da nova Unidade Básica de Saúde que será inaugurada em breve no Bairro Itaipu. Como o local foi depredado por vândalos, e não estava sendo utilizado pela população, nem mesmo pela Administração Pública, a melhor solução foi repassá-la aos cuidados da mesa diretiva da AMPP.

Apesar de breve, a sessão contou com a participação considerável de membros da Associação, estiveram presentes: Jaime Tezza, Sônia Pavan, Luzaoir Lenz, Ed Maurício Alambuja da Silva, Roberto Weizenmann, Leila Weizenmann da Silva, Jéssica Brando, Lúcia Weizenmann e do idealizador Liomar Crestani que no uso da Tribuna Livre agradeceu os parlamentares pelo incondicional apoio a esta causa.

“O propósito de nossa Associação é levar as principais características e consequências da doença a conhecimento de todos. Infelizmente nos deparamos com a falta de atendimento especializado que atenda toda a demanda de uma região como a nossa, e isto é preocupante”, disse. O idealizador também ressaltou que o portador de Parkinson sofre muito com o descaso no atendimento hospitalar, onde a falta de especialização gera transtornos que vão da dosagem errada de remédios ao desconhecimento dos profissionais de saúde pelos sintomas da doença. “No Estado do Paraná somente Curitiba possui uma Associação que atua em prol do Portador de Parkinson. E nossa intenção é trazer para Medianeira, o que possa ser considerado um Núcleo Regional”, finaliza.

Recentemente a Câmara de Vereadores também demonstrou apoio, aprovando um projeto de Lei que confere o título de utilidade pública à Associação dos Parkinsonianos de Medianeira. Isso permite que a APPM se torne apta a receber verbas públicas para o desempenho das suas atividades.