José Silvestre Della Pasqua: filho de pioneiros, exemplo da nossa terra

30/06/2016 - Atualizado em 18/07/2016 às 15:55

O Título de Cidadão Honorário de Medianeira é outorgado como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservado e manifeste sentimentos de cidadania, que são todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Para ser condecorado, faz-se necessário que o homenageado tenha lutado em defesa da população sem objetivar tão somente o lucro.

É nesse sentido que a Câmara dos Vereadores resolveu condecorar com o título através de Decreto Legislativo aprovado por unanimidade dos parlamentares em sessão ordinária, a uma pessoa que desempenhou várias atividades relevantes na vida política e social do município, o Sr. José Silvestre Della Pasqua.

Filho de pioneiros, José Silvestre Della Pasqua é o terceiro filho na linha sucessória do casal Nadir Della Pasqua com seu falecido esposo e primeiro prefeito de Medianeira, Sr. José Della Pasqua. Nativos de Serafina Correio – RS, a família chegou nesta região em 1950 (dois anos que antecedem a fundação do município), quando ainda estavam sendo desbravadas as terras medianeirenses.

Acompanhou os primeiros anos da colonização quando não havia energia elétrica e água encanada. Presenciou a mata dar lugar ao crescimento da cidade. Ainda criança, cursou o primário no antigo “Colégio das Irmãs”, o Educandário Nossa Senhora Medianeira. Para aprimorar os estudos, residiu a maior parte de sua adolescência em Porto Alegre – RS, e de sua juventude em Curitiba – PR.

Formou-se médico pela Faculdade Evangélica de Curitiba, momento em que decidiu por retornar a Medianeira para trabalhar no Hospital Nossa Senhora Medianeira. Um ano depois, em meados de 1976, resolveu seguir os passos dos pais e acompanhar o processo de colonização de Sinop – MT. Onde contribuiu na fundação do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Sinop.

Dois anos após, casado e com um filho, resolve retornar a Medianeira para seguir a profissão da medicina. Incentivado por amigos e bem recebido pela comunidade, ingressa na vida pública. Foi membro fundador do extinto Diretório Municipal do Partido Popular de Medianeira. Teve atividades comunitárias como sócio fundador da Associação Médica Iguaçu, foi presidente e superintendente da cooperativa Unimed Oeste do Paraná. Também presidiu as instituições Rotary Clube de Medianeira e Avenida de Serviços Internacionais.

Na política foi eleito a vereador em 1982, onde exerceu na Câmara os cargos de secretário, vice-presidente e presidente interino. Foi membro fundador do PDT e vice-prefeito na chapa encabeçada por Elias Carrer. Após este período mudou-se para Céu Azul onde residiu por aproximadamente 19 anos e retornou aos trabalhos na área da saúde. Atualmente reside e labora no município de Cascavel junto com sua esposa.

Por esse histórico de luta política e social, com grandes feitos para o município e agraciado pela simpatia da população medianeirense, que a Câmara Municipal concederá no dia 15 de julho, em Sessão Solene a ser realizada, juntamente com outras personalidades municipais, o título de Cidadão Honorário a José Silvestre.