Oliva Fellini: histórias, dificuldades e vitórias de uma pioneira

27/06/2016 - Atualizado em 18/07/2016 às 15:54

O Título de Cidadão Honorário de Medianeira é outorgado como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservado e manifeste sentimentos de cidadania, que são todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Para ser condecorado, faz-se necessário que o homenageado tenha lutado em defesa da população sem objetivar tão somente o lucro.

É nesse sentido que a Câmara dos Vereadores resolveu condecorar com o título através  de Decreto Legislativo aprovado por unanimidade dos parlamentares em sessão ordinária, a uma pessoa que batalhou e venceu as dificuldades de criar uma grande família em tempos sem luz e água encanada, a muito simpática e vaidosa Dona Oliva Fellini.

Mãe de sete filhos, o vínculo de Oliva com Medianeira remonta ao ano de 1953. Tem suas raízes na mesma cidade de nossos desbravadores, Bento Gonçalves – RS. Hoje viúva, chegou a Medianeira acompanhada de seu marido Osório Pasqual Fellini e mais três filhos: Somis (in memoriam), Naira (in memoriam) e Anaclete. Já os outros quatro filhos possuem suas raízes em Medianeira: Jones (in memoriam), Rudimar, André e Vera Lúcia.

Decidiu vir residir em Medianeira para acompanhar e dar suporte a seu marido que aqui laborava na construção das primeiras casas. As dificuldades foram grandes no começo, como ela mesmo contou em uma entrevista ao Jornal Mensageiro, em maio de 2012. “Eu tinha que ir longe para lavar a roupa no meio do mato. Muitas vezes eu voltava com a roupa suja porque tinha medo dos paraguaios e precisava mudar a rota para retornar até o escritório”, disse em reportagem.

Como não havia comércio, a comida tinha de ser servida sem tempero e outras comodidades da era moderna precisavam ser resolvidas na base do improviso. Muito apegada ao catolicismo, Oliva era muito disposta a ajudar, onde por mais de 10 anos serviu refeições aos padres e irmãs que passavam por Medianeira. Essa disposição e vontade de ajudar as pessoas sempre foi sua marca.

Sempre se doou ao máximo para ajudar e contribuir com as festas do município e da paróquia. Com um coração grande, nos tempos mais remotos abria sua geladeira para guardar a carne dos vizinhos que não tinham condições de armazenar seus alimentos na falta do eletrodoméstico. Foi com gestos simples e generosos como estes citados a cima e mais tantos outros que Oliva conquistou o amor de quem a conhece.

Por esse histórico de luta pioneira e social, com grandes feitos para a população, que a Câmara Municipal concederá no dia 15 de julho, em Sessão Solene a ser realizada, juntamente com outras personalidades municipais, o título de Cidadã Honorária a Oliva Fellini.