Ricardo Damião: o legado do primeiro escrivão de Medianeira

27/06/2016 - Atualizado em 18/07/2016 às 15:55

O Título de Cidadão Honorário de Medianeira é outorgado como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservado e manifeste sentimentos de cidadania, que são todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Para ser condecorado, faz-se necessário que o homenageado tenha lutado em defesa da população sem objetivar tão somente o lucro.

É nesse sentido que a Câmara dos Vereadores resolveu condecorar com o título através  de Decreto Legislativo aprovado por unanimidade dos parlamentares em sessão ordinária, a uma pessoa que desempenhou fundamentais atividades em prol do bem social das pessoas, o primeiro escrivão de Medianeira, Sr. Ricardo Ferreira Damião.

Nascido em 1945, no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente em Araçatuba, mudou-se com seus pais Adalberto Ferreira Damião e Martina Santiago Damião para Foz do Iguaçu em meados 54. Se hoje esbanja simpatia e humildade, é porque em seu passado aprendeu o valor do duro trabalho, quando iniciou suas atividades após largar os estudos, como office-boy em um cartório.

Sua história em Medianeira teve início aos 24 anos, após inauguração da Comarca de Medianeira em 1968. Ricardo, que já se tornara Escrevente Juramentado em Foz do Iguaçu, se dedicou para passar em uma vaga no concurso público para preenchimento de cargos para serem exercidos nesta nova cidade, que a passos largos já apresentava um grande potencial de desenvolvimento e pujança.

Aprovado no posto de Escrivão do Crime em 1969, é considerado como pioneiro das atividades em Medianeira. Construiu sua vida a dois com Vanda Machado Damião, com quem teve seus três filhos, Ricardo Ferreira Damião Junior, Eduardo Machado Damião e Viviane Damião Camargo. Anos depois foi removido da Vara Criminal para a Vara Cível, onde permanece até os dias atuais no exercício do cargo.

No núcleo de sua família, recebeu ainda por intermédio de adoção, uma adolescente de 15 anos de idade chamada Marlene Miranda, que tornou-se integrante da família no mesmo ano de nascimento do primeiro filho de Vanda e Ricardo. É também um dos membros fundadores do Rotary Club de Medianeira em 1970. Em 83 juntou-se a ordem Maçônica de Medianeira, e colaborou na fundação da guarda mirim.

Possui como netos: Gabriela Sbardeloto Damião, Ricardo Ferreira Damião Neto, Eduarda Albano Damião, Maria Fernanda Damião, Emanuelle Damião, Maria Julia Damião e Bernardo Damião Camargo e por último Bianca Damião Camargo. Ricardo sempre teve a simpatia de quem o conhece e sempre esteve envolvido com trabalhos voluntários por Medianeira e região. Por esse histórico de luta social, que a Câmara Municipal concederá no dia 15 de julho, em Sessão Solene a ser realizada, juntamente com outras personalidades municipais, o título de Cidadão Honorário a Ricardo Ferreira Damião.