Elias Carrer: do pioneirismo a cidadania honorária de Medianeira

22/06/2016 - Atualizado em 18/07/2016 às 15:55

O Título de Cidadão Honorário de Medianeira é outorgado como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservando e manifeste sentimentos de cidadania, que são todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Para ser condecorado, faz-se necessário que o homenageado tenha lutado em defesa da população sem objetivar tão somente o lucro.

É nesse sentido que a Câmara dos Vereadores, através do vereador Jean Bogoni autor do projeto promulgado pelo Decreto Legislativo nº 001/2016, resolveu condecorar com aprovação unanime dos parlamentares em sessão ordinária, uma pessoa que desempenhou inúmeras atividades relevantes na vida política e social do município, nosso ex-prefeito Elias Carrer.

Pai de dois filhos (Viviani e Rafael), e com dois netos (Mariah e João Reges), Elias possui a maior parte da sua história ligada aos primeiros passos do município, quando chegou ainda com 10 anos de idade em meados de 1956. Fez parte da primeira turma de formatura do colégio Marechal Artur da Costa e Silva e da primeira turma de formados como técnicos em contabilidade de Medianeira.

Passou metade de sua juventude laborando no campo, até conseguir sua primeira oportunidade para trabalhar voluntariamente numa empresa de contabilidade como office boy, pois ali haveria a possibilidade de aprender mais sobre a profissão com qual sonhara. Não demorou muito para que sua força de vontade e perseverança o trouxessem o sucesso na carreira.

Em sua história foi vice-presidente, tesoureiro e secretário do Clube Esportivo e Social União Medianeirense (Cesum). Presidiu e ocupou diversos cargos em diferentes gestões do Rotary Clube de Medianeira. Iniciou a carreira política como Secretário de Administração no governo municipal de Ivo Antonio Da Rolt e Armindo Luiz Pandolfo.

Foi eleito a Chefe do Executivo Municipal de Medianeira em 1989. Oito anos depois elegeu-se ao cargo de vereador, onde posteriormente presidiu a Casa de Leis durante a gestão de 1999. Voltou como prefeito em 2005, momento em que o município atravessava um período de crise financeira, oriunda do mandato que o antecedeu. Seu grande trabalho no município o levou a ser reeleito por mais um período em 2009.

Por esse histórico de luta política e social, com grandes feitos para o município e agraciado pela simpatia da população medianeirense, que a Câmara Municipal concederá no dia 15 de julho, em Sessão Solene a ser realizada, juntamente com outras personalidades municipais, o título de Cidadão Honorário a Elias Carrer.