Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Servidores participam de curso do Tribunal de Contas sobre as novas regras eleitorais

30/03/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 14:06

O Tribunal de contas do Estado do Paraná realizou ontem (29), no Teatro Municipal de Cascavel, o 2º Encontro de Procedimentos para Encerramento de Mandatos onde reuniu mais de 500 representantes de 109 municípios. O seminário foi promovido com intuito de orientar e capacitar os servidores, à cerca dos procedimentos legais que terão de ser adotados no período eleitoral deste ano, no sentido de evitar problemas futuros.

Representando o Legislativo Municipal esteve o Advogado Valmir da Silva, o Diretor do Departamento Jurídico, Evandro Zago, e o Assessor de Imprensa, Lucas Valentini. Quatro palestrantes expuseram sobre os mais distintos temas relacionados à gestão pública, como por exemplo, aspectos da lei de responsabilidade fiscal; procedimentos contábeis e administrativos; gastos com pessoal; aspectos da lei eleitoral e transferências voluntárias.

Na oportunidade, compôs a mesa de honra para o lançamento do manual de orientação para encerramento de mandatos, desenvolvido pelo TC-PR, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, o diretor da Escola de Gestão Pública do TC-PR, Rodrigo Damasceno, e a diretora de Contas Municipais do TC-PR, Regina Cristina Braz.

“Os gestores se sucedem e os municípios ficam. Então, além de suas atribuições fiscalizatórias e sancionadoras, compete ao Tribunal de Contas orientar os administradores públicos no desempenho de suas incumbências", destacou o presidente do TC-PR, que destacou a importância do tema devido as responsabilidades civil, administrativa, eleitoral, e sobre tudo a transgressão de muitos destes preceitos que pode configurar, inclusive, responsabilidade penal.

Acesse o portal da transparência