Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Legislativo reúne vereadores para realização da 14ª Sessão Plenária Deliberativa Ordinária

24/05/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 11:47

Com mais de uma hora e meia de duração, a Câmara Municipal promoveu na tarde desta segunda-feira (23), a 14ª Sessão Ordinária de 2016. Em pauta, foram apresentados para deliberação em plenário cinco requerimentos, quatro indicações e dez projetos distribuídos diretamente às Comissões Permanentes. Onde estarão sendo votados na próxima sessão marcada para quinta-feira, dia 02.

Com os nove vereadores presentes, a sessão se iniciou após a tradicional leitura do texto bíblico e execução do expediente. Como primeiro tópico, foram baixadas para as Comissões Permanentes, três projetos de lei oriundos do Legislativo e outros sete projetos de autoria do Executivo Municipal.

 

Das proposições para deliberação em único turno:

Requerimento nº 058/2016 e 059/2016: Tendo como autor o vereador José Valdir Linhar (tati), as proposições foram abertas para subscrição a pedido dos demais parlamentares que consideraram os requerimentos de grande relevância. Ambos aprovados por unanimidade, o vereador requer junto ao Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e ao Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a liberação de projetos cadastrados no SINCOV. Somadas, as duas proposições requerem o repasse de R$ 4.850.000 milhões ao município, que contemplam pavimentações poliédricas, adequações e melhorias no parque de eventos do município, nas pontes do município, do terminal rodoviário, entre outras reivindicações.

Requerimento nº 060/2016 e 061/2016: De autoria da vereadora Lucy Andreola, ambos foram rejeitados pelo plenário com o resultado de cinco votos contrários à três. O primeiro solicitava ao secretário de esportes do município, Douglas de Almeida, informações sobre a estrutura organizacional da secretaria. O outro, direcionado ao prefeito Ricardo Endrigo, solicitando cópias dos contratos de empréstimos ou financiamentos celebrados com a Agência de Gomento do Paraná, entre o período de 2009 a 2016. Os vereadores se justificaram contrários devido as informações já se encontram disponíveis no Portal da Transparência do Executivo Municipal.

Requerimento nº 062: Da presidência Pedro Seffrin, solicitando dos deputados federais do Paraná, o posicionamento favorável à aprovação da PEC nº 149/2015, do Deputado Danilo Forte, que prevê o aumenta no repasse de impostos federais – IPI e IR, ao Fundo de Participação dos Estados de 21,5% para 22,5%, com elevação de meio ponto a cada ano. Justificando seu pedido, o presidente declara que a medida, se aprovada, irá trazer um alivio financeiro aos governos estaduais e, consequentemente, dos seus municípios.

Em meio as várias discussões geradas no plenário, a respeito da legítima atribuição de um vereador, o presidente expressou seu posicionamento. “As funções de um legislador foram definidas há mais de 60 anos com a Constituição de 1954. De lá para cá, muita coisa mudou e a sociedade se organizou. Logo, é inadmissível que a única e principal função do vereador seja legislar. O nosso papel junto à sociedade vai muito além das atribuições explicitas na letra fria da lei”. Justificou o presidente que é sim dever do vereador requerer em nome de sua comunidade, contribuir diretamente no desenvolvimento do seu município, e inclusive, servir como última alternativa quando muitos já não encontram outra saída para inúmeros problemas.

Não havendo nada mais para tratar, o Presidente Pedro Seffrin declarou encerrada a Sessão e confirmou após decisão em conjunto com os demais vereadores, que a Câmara Municipal estará em recesso nesta próxima segunda-feira (30), devido ao feriado municipal em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Os trabalhos, bem como a próxima sessão retornam normalmente quarta-feira, dia 1º de junho.

 

Acesso às proposições e indicações na íntegra através do endereço eletrônico: http://camaramedianeira.pr.gov.br/downloads/pauta_14a_sessao_ordinaria_do_dia_23-05-2016.pdf

Acesse o portal da transparência