Câmara de Medianeira é citada por Senador em Brasília, ao agradecer Vereadores pela Moção de Apoio enviada

05/05/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 11:48

Outra grande autoridade política que atendeu ao convite da comissão organizadora na XIV Marcha dos Vereadores, realizada na semana passada em Brasília, foi o Senador Ivo Cassol. O senador palestrou aos vereadores sobre as dificuldades de liberar as emendas parlamentares e o trabalho que fez ao longo dos últimos meses para liberar a fosfoetanolamina, conhecida como a “pílula do câncer”.

O senador inclusive citou a Câmara Municipal dos Vereadores de Medianeira em agradecimento, pela Moção de Apoio emitida através do Requerimento nº. 020/2016, de autoria do vereador José Valdir Linhar, aprovado por unanimidade em sessão plenária.

O requerimento foi encaminhado aos Senadores do Estado do Paraná, Senhor Alvaro Dias, Senhora Gleisi Hoffmann e Senhor Roberto Requião, com Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 4639/2016, que autoriza o uso da Fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna, aprovado na Câmara dos Deputados na Sessão Extraordinária do dia 08/03/2016 e encaminhado ao Senado Federal pelo Ofício nº 262/2016, da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, solicitando o apoio dos Senhores Senadores para sua aprovação também no Senado Federal.

A Fosfoetanolamina sintética, desenvolvido por pesquisadores vinculados ao Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo - USP, ganhou grande destaque nacional devido ao seu possível potencial de utilização no combate ao câncer. Muitos pacientes viram na Fosfoetanolamina a esperança final na tentativa frear o crescimento dos tumores, melhorar a qualidade de vida, ou até alcançarem a cura.